Conselheira do CNJ encerra a VIII Jornada de Trabalhos da Lei Maria da Penha

por AF — publicado 2014-08-08T20:35:00-03:00

8a jornadaTerminou às 18h30, desta sexta-feira, 8/8, a VIII Jornada de Trabalhos da
Lei Maria da Penha, promovida pelo CNJ e realizada no TJDFT. O evento contou com a participação de autoridades dos Poderes Judiciário e Executivo, além dos
magistrados e servidores que atuam na aplicação da Lei 11.340, criada há oito anos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como para promover a paz social no seio das famílias e da sociedade como um todo.

Os trabalhos, iniciados nessa quinta-feira, 7/8, se estenderam por todo o
dia de hoje (8), com palestras, explanação de experiências regionais e manifestações individuais das Coordenadorias da Mulher dos Tribunais de Justiça sobre os avanços e as dificuldades na aplicação da norma.

Ao final da programação, com a coordenação do juiz do Tribunal de Justiça de
Rondônia - TJRO, Álvaro Kalix Ferro, e do coordenador do Centro Judiciário da
Mulher do DF, Ben-Hur Viza, os participantes aprovaram a Carta da VIII Jornada,
que será encaminhada ao CNJ.

A Desembargadora do TJDFT Ana Maria Duarte Amarante Brito, Conselheira do
CNJ, encerrou o evento fazendo um retrospecto de todas as edições da
Jornada de Trabalhos da Lei Maria da Penha e elencando os avanços até aqui
conquistados.

Ao final, destacou a importância das políticas públicas e a necessidade de
articulação do Judiciário com os diversos órgãos que atuam com a problemática da violência doméstica contra a mulher. “É no seio da família onde ocorrem as primeiras violências e é lá também que ocorre a primeira instância de socialização do homem. É na família que ele começa a adquirir esses comportamentos, depois haverá a escola. Mas, a violência que ele presencia e sofre na família, ele vai reproduzir na sociedade e na família que vier a constituir. Por isso a importância de ensinar e enfatizar a necessidade de se preservar a mulher e de acentuar a igualdade de gênero. Reputo muito proveitoso esse encontro, os resultados estão aí, e, vamos acreditar e avançar sempre nessa direção", concluiu a desembargadora.

A próxima edição da jornada já está prevista para acontecer em 2015, durante o período de comemoração do nono aniversário da Lei Maria da Penha.