Jornal DF Notícias publica matéria sobre a Rede Solidária Anjos do Amanhã

por SECOM / VIJ — publicado 2014-08-07T15:40:00-03:00

O Jornal DF Notícias publicou nesta quarta-feira, 6/8, matéria sobre a Rede Solidária Anjos do Amanhã, projeto desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude do DF. Confira abaixo, a íntegra da reportagem.

 

Rede Solidária Anjos do Amanhã

anjos do amanhaAs crianças e adolescentes atendidos pela Justiça da infância e da juventude do Distrito Federal tem uma ferramenta de suporte para suas necessidades física, psíquica e social.

Nascido da ideia de reunir e cadastrar ações voluntárias e cruzá-las com as necessidades apresentadas por crianças e adolescentes atendidos pela Justiça da Infância e da Juventude do Distrito Federal, a Rede Solidária Anjos do Amanhã tem o intuito de oferecer recursos adequados para que possam se desenvolver fisicamente, psiquicamente e socialmente.

A Rede Solidária Anjos do Amanhã se junta a proatividade do Poder Judiciário, que tem caráter preventivo e alternativo no que diz respeito ao cumprimento de medidas protetivas e socieducativas. O projeto não tem a intenção de substituir as políticas públicas, mas sim incentivar a corresponsabilidade entre sociedade e Estado. Os grandes beneficiados com a Rede são as crianças e adolescentes.

Desde 2006, ano em que foi criado, o projeto tem ganhado mais destaque e credibilidade em meio à comunidade do Distrito Federal. Já é reconhecido como referência de responsabilidade social e inspira cada vez mais apoio e da população.

A Rede Solidária Anjos do Amanhã direciona suas ações às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que sejam jurisdicionados da Justiça da Infância e da Juventude do Distrito Federal, às suas famílias e às entidades às quais estão vinculados, tais como: instituições de acolhimento, unidades socioeducativas, creches e projetos sociais que desenvolvem ações de proteção a esse público-alvo.

Todas as ações do programa são direcionadas às crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade social e que sejam jurisdicionados da Justiça da Infância e da Juventude do Distrito Federal. As famílias e entidades (instituições de acolhimento, unidades socioeducativas, creches e projetos sociais) que esses jovens estejam vinculados também são beneficiados pelas ações do Anjos do Amanhã.

O objetivo do programa é promover condições aos jovens atendidos pela Justiça da Infância e da Juventude de superarem as condições de vulnerabilidade social em que vivem e tenham a oportunidade de se desenvolverem de forma plena e saudável, como também se tornarem cidadãos produtivos e autossustentáveis.

Valores como a continuidade das ações e comprometi mento dos voluntários com a ação desenvolvida são necessários para que os objetivos do Anjos do Amanhã sejam alcançados de forma plena.

A Rede Solidária Anjos do Amanhã cadastra pessoas e instituições que desejam doar serviços, ajuda profissional ou algum bem material para quem necessita. Qualquer contribuição é muito bem-vinda e pode ajudar a transformar a realidade das crianças e dos adolescentes.

As áreas de atuação são: cultura, educação, esporte e lazer, saúde, profissionalização.

Qualquer pessoa com boa vontade e motivação reúne condições para atuar no voluntariado.

Para se tornar um voluntário da Rede Solidária, basta se inscrever no site: http:// midiavij.wix.com/anjosdoamanha ou entrar em contato pelo e-mail anjosdoamanha@TJDFT.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-3286/3285.

 

Objetivos do programa

■ Agregar as várias instituições governamentais, não governamentais e privadas em uma rede conexa e articulada de atenção à infância e à adolescência

■ Encaminhar as crianças, os adolescentes e seus familiares às instituições parceiras da Rede Solidária Anjos do Amanhã para que recebam os serviços por elas oferecidos

■ Garantir que os recursos financeiros e humanos sejam direcionados àqueles que deles necessitam

■ Atuar como elo entre as instituições parceiras da Rede Solidária Anjos do Amanhã para que suas ações ocorram de forma complementar e integrada.