Juiz da VIJ fala à TV Globo sobre a situação de adolescentes em conflito com a lei no Brasil

por SECOM/VIJ — publicado 2014-08-14T18:00:00-03:00

Os vídeos do programa estão disponíveis no site do G1

O juiz substituto Márcio da Silva Alexandre, da Vara da Infância e da Juventude (VIJ), foi um dos entrevistados do programa Profissão Repórter, da TV Globo, exibido nesta terça-feira, 12/8. A edição foi gravada quando o magistrado do TJDFT estava exercendo o cargo de juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde atuou como membro do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas.

Durante a gravação do programa, o juiz Márcio da Silva Alexandre participava de uma inspeção do CNJ que flagrou a irregularidade de dezenas de adolescentes aprisionados em cadeia comum no estado de Minas Gerais, em desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. O Profissão Repórter também foi às ruas mostrar uma realidade pouco conhecida, a de que os adolescentes não são os principais responsáveis pelos assassinatos no Brasil. Dos 3.233 assassinatos do ano de 2005 em São Paulo, menos de 2% foram de autoria de menores.

O ano de 2005 foi escolhido para que o longo período entre os crimes e a reportagem pudesse permitir a avaliação da qualidade do trabalho de recuperação desses jovens. Segundo dados apurados pelo Profissão Repórter, dos 40 jovens incluídos na lista, 25 voltaram a cometer crimes nos anos seguintes, principalmente roubo e tráfico, 16 deles estão presos e dois morreram. Todos esses adolescentes envolvidos em assassinatos em 2005 foram levados à Fundação Casa. A pesquisa mostra que, passados nove anos, a maioria dos jovens não foi recuperada.