Juízes ensinam noções de cidadania para alunos de escolas públicas

por VS — publicado 2014-08-22T19:05:00-03:00

cidadania e justica na escola 413 sulO programa Cidadania e Justiça na Escola visitou na manhã desta sexta-feira, dia 22/8, a Escola Classe 3 de Brazlândia e a Escola Classe da 413 Sul. O juiz José Eustáquio visitou a Escola Classe 3 de Brazlândia e o juiz Tiago Fontes Moretto esteve na Escola Classe 413 Sul - Plano Piloto. Nas visitas os magistrados explicaram a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.

O juiz Tiago Moretto falou para os alunos da Escola Classe da 413 sul sobre o funcionamento do poder Judiciário, sobre seus membros, o papel do juiz, os requisitos necessários para se tornar um juiz, deu exemplos de litígios e respondeu a muitas perguntas das crianças. Os alunos estudaram a cartilha explicativa em forma de revista em quadrinhos antes da visita do magistrado.

O programa Cidadania e Justiça na Escola foi desenvolvido em 1999 e lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo de promover um contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário e com o propósito de levar noções de cidadania e justiça para os estudantes, preparando-os para se tornarem cidadãos conscientes sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los.