Justiça Comunitária recebe visita do 2º Vice-Presidente do TJDFT e equipe

por MLC — publicado 2014-08-13T13:55:00-03:00

justica comunitariaNessa sexta-feira, 8/8, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Programa Justiça Comunitária recebeu a visita do 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior. Acompanharam a reunião a Chefe de Gabinete da 2ª Vice-Presidência, Adriana Vidal; a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPECON, Patrícia Saad; e a coordenadora substituta do Núcleo, Amanda Nascimento.

As juízas Gláucia Falsarella e Carla Patrícia Lopes, coordenadoras do Centro, apresentaram o Programa Justiça Comunitária e destacaram os três pilares do Programa: educação para os direitos, mediação comunitária de conflitos e animação das redes sociais.

Em seguida, as magistradas apresentaram também os Projetos "Vozes da paz", "Fênix" e "Agentes Comunitários". O Vozes da paz é um Projeto piloto de mediação itinerante, realizado nas escolas de Ceilândia, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF, que diminuiu os índices de conflito, violência e vandalismo. Já o Projeto Fênix, realizado em parceria com a COGESA/TJDFT, SEDEST/GDF, CENTCOOP, UnB e IESB, consiste em promover a capacitação dos catadores de resíduos e materiais recicláveis por meio da mediação comunitária, da educação para os direitos e da animação das redes do Programa Justiça Comunitária. Com relação ao Projeto Agentes Comunitários, três agentes relataram sua experiência e ressaltaram a importância de informar aos cidadãos os seus direitos.

O 2º Vice-Presidente lembrou-se dos juízes de paz que antigamente atuavam na sociedade com o papel de promover a paz na comunidade. Disse ainda que acredita na multiplicação da justiça por meio da própria sociedade, como é feito no Programa Justiça Comunitária.