Magistrados aposentados atuam como voluntários nas conciliações do TJDFT

por MLC — publicado 2014-08-22T18:50:00-03:00

conciliacao aposentados magistradosNos dias 21 e 22/8, magistrados aposentados atuaram, como voluntários, nas conciliações promovidas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC/BSB e do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC.

O convite oficial aos magistrados foi feito pelo 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, no mês de junho. Durante reunião, os magistrados presentes conheceram os trabalhos e foram chamados a participar como voluntários das mediações e conciliações do Tribunal. Atuaram nas conciliações os desembargadores Lecir Monoel da Luz, Edmundo Minervino e José Wellington Medeiros de Araujo e os juízes Jaime Marchesi, Heloisa Helena Duarte Pimentel, Maria Rita Senne Capone, Iran de Lima, Flávio di Pilla e Ronaldo Pinheiro Rocha.

Com essa iniciativa, o TJDFT se une a outros Tribunais pioneiros que já realizam conciliação e mediação com a participação de magistrados aposentados. Essa prática é bastante utilizada em outros países, como os Estados Unidos. Nesse sentido, as instituições ganham com a contribuição de profissionais competentes e experientes.

Para a semana de trabalho no Tribunal, foram selecionados 156 processos, da primeira e da segunda instâncias de todas as circunscrições do DF, do Banco Santander e de rito sumário de varas cíveis. As ações, em sua maioria, são revisionais. As conciliações aconteceram no período da tarde, no 10º andar do Bloco "A" do Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, em Brasília.

O NUPEMEC e o CEJUSC/BSB são vinculados à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.