Magistrados de todo o Brasil visitam o Núcleo de Mediação e Conciliação do TJDFT

por MLC — publicado 2014-08-28T17:35:00-03:00

magistrados aposentadosNa tarde dessa quarta-feira, 27/8, magistrados aposentados de vários estados do Brasil visitaram o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT. Os visitantes estão participando do curso de mediação e conciliação para magistrados aposentados, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), e aproveitaram a oportunidade para conhecer o trabalho de conciliação da Justiça local. Entre os instrutores do curso estão as juízas do TJDFT Eutália Maciel Coutinho e Wilde Maria Silva Justiniano Ribeiro e o servidor do Tribunal Umberto Suassuna Filho.

A juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC/BSB, Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, deu as boas vindas aos visitantes e apresentou o trabalho do CEJUSC/BSB. Em sua fala, reforçou a importância da participação dos magistrados aposentados para o bom desenvolvimento da conciliação e da mediação no TJDFT. O coordenador do NUPEMEC, Alexandre Neves, destacou a experiência exitosa da atuação de magistrados aposentados em outros Tribunais e a relevância do trabalho voluntário.  Ao final, os 26 visitantes conheceram as instalações e o funcionamento das sessões de conciliação.

Para o juiz aposentado do Rio de Janeiro Paulo Cesar Almeida Sodré, as instalações das salas de conciliação e de mediação do TJDFT são excelentes. “Achei muito adequadas e confortáveis. O que é necessário para uma audiência de mediação e conciliação”, declarou.

O NUPEMEC e o CEJUSC/BSB são vinculados à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.