Ouvidor-Geral do TJDFT palestra sobre a experiência do Tribunal em simpósio nacional

por ACS — publicado 2014-08-26T12:30:00-03:00

Des Hermenegildo Ouvidor“Ouvidoria Judiciária: a experiência do TJDFT” é o tema da palestra que será proferida nesta terça-feira, 26/8, às 15h45, pelo Ouvidor-Geral do Tribunal, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, no I Simpósio Nacional de Ouvidorias Públicas. O evento está sendo promovido, desde a manhã de hoje, pelas Ouvidorias do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, no auditório do CNMP.

Durante o simpósio, voltado para ouvidores de Tribunais e Ministérios Públicos de todo o país, serão abordados os desafios da ouvidoria pública no estado democrático de direito. A experiência vivenciada pela ouvidoria do TJDFT será destacada como exemplo de boa prática.

A Ouvidoria Geral (OVG) do TJDFT foi criada, oficialmente, há 14 anos, por meio da Resolução 3/2000. Entretanto, antes dessa Resolução, a Ouvidoria já havia dado os primeiros passos, em 1998, quando foram estabelecidos os primeiros Canais de Comunicação. Atividade inovadora e pioneira no Judiciário, a OVG do TJ foi concebida pensando em dar ao cidadão um canal permanente de comunicação para reclamar, denunciar, elogiar e sugerir medidas para o aprimoramento dos serviços jurisdicionais do DF prestados pelo Tribunal de Justiça. Em 2011, a principal rotina da Ouvidoria do TJDFT foi incluída no Sistema de Gestão de Qualidade obtendo a Certificação ISO 9001.

Clique aqui para acessar a página da Ouvidoria do TJDFT.