Posse de ex-desembargadora do TJDFT como Corregedora Nacional de Justiça será nesta terça

por ACS — publicado 2014-08-26T10:25:00-03:00

Fatima Nancy AndrighiA ministra do Superior Tribunal de Justiça – STJ Fátima Nancy Andrighi toma posse, nesta terça-feira, 26/8, no cargo de Corregedora Nacional de Justiça. A solenidade está marcada para as 18h, no Salão de Recepções do STJ e contará com a presença de presidentes e corregedores estaduais, federais, trabalhistas, além de ministros dos tribunais superiores.

A ministra substituirá a ministro Francisco Falcão, eleito Presidente do STJ. Ela foi escolhida pelos colegas da corte em maio deste ano e em junho passou por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Sua indicação foi aprovada pelo Senado Federal, na sessão do dia 16/7. A ministra é a sexta ocupante do cargo desde que o Conselho Nacional de Justiça – CNJ foi criado, em 2004, e a sua gestão será de dois anos.

A conquista da ministra Nancy Andrighi está sendo comemorada pelos magistrados do TJDFT e da Justiça Estadual, uma vez que a ministra é oriunda da magistratura estadual, primeiro na Justiça gaúcha e depois no TJDFT, onde foi juíza e desembargadora, sendo nomeada para o STJ em 1999. Nascida em Soledade (RS), a ministra ingressou na carreira da magistratura, ainda muito jovem, com apenas 24 anos, no Rio Grande do Sul. Magistrada de vanguarda e brilhante professora, a ministra Nancy Andrighi foi precursora dos Juizados de Pequenas Causas na Justiça do DF e é sempre uma referência nacional quando o assunto é conciliação, mediação e arbitragem.

Além de coordenadora da implantação e funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no Distrito Federal, em 1996, foi também Secretária da Comissão de Reforma do Código de Processo Civil, em 1993; Secretária da Escola Nacional de Magistratura, em 1990; Diretora da Escola da Magistratura do Distrito Federal, em 1995; Coordenadora dos trabalhos de Reforma do Código de Processo Civil de Moçambique - África, em 1997; Presidente da Comissão de Regimento Interno e Vice–Diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Sálvio de Figueiredo Teixeira – ENFAM. Foi ainda, Presidente da 3ª Turma do STJ e Ministra Substituta do TSE, em 2010, e Corregedora-Geral do TSE, no biênio 2011-2013.

O Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, ressaltou estar duplamente honrado, tanto pelo reconhecimento profissional que repercute no TJDFT, quanto de maneira pessoal, pois os dois ingressaram juntos na magistratura do DF, no mesmo concurso, em 1980.