Presidente do TJDFT recebe visita do Presidente da Câmara Legislativa

por AJ — publicado 2014-08-28T19:20:00-03:00

visita wasnyO Presidente do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, recebeu nesta quarta-feira (27/08) o Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF), deputado Wasny de Roure, que apresentou ao Presidente do Tribunal duas questões: uma relacionada à regularização fundiária de templos e terreiros e outra relativa ao terreno do TJDFT, ocupado anteriormente pelo Caje, no final da Asa Norte.

Acompanhado de representantes dos dois grupos, foram expostas ao Presidente do TJDFT as expectativas com relação ao judiciário e às questões apresentadas.

O Fórum de Entidades Religiosas do DF, composto por representantes de entidades católicas, evangélicas, protestantes, espíritas e das chamadas religiões africanas, alguns presentes na reunião, falaram  sobre a venda direta de terrenos já ocupados por atividades religiosas e por preços estipulados pela Terracap. Também citaram recente lei federal e iniciativas legais existentes no âmbito do DF. O desembargador presidente ressaltou a  importância das relações entre os Poderes, cada um exercendo o seu papel em harmonia, e destacou que o controle constitucional é sempre uma questão angustiante, mas, na verdade, não se trata de um confronto, mas somente de atenção à Lei maior.

O outro grupo, formado por moradores da Asa Norte e professores da UnB, entregou um documento contendo proposta para a instalação de uma biblioteca e de espaço para atividades culturais na área do TJDFT, antes ocupada pelo Caje – unidade de internação de adolescentes em situação de risco. O Presidente recebeu com satisfação a proposta, e disse que vai estudá-la, pois a mesma vai ao encontro do projeto do Tribunal, para a área, que é a construção de um polo de cultura, justiça e cidadania para a Infância e Juventude, uma proposta que interage com a sociedade de forma sistêmica e cujo projeto arquitetônico já está pronto.

O desembargador destacou a inovação e o pioneirismo da  ação do TJDFT na construção do polo, que vem despertando interesse de órgãos ligados aos direitos humanos nacionais e internacionais.