TJDFT abre a Semana Mundial de Aleitamento Materno no DF

por MLC — publicado 2014-08-01T19:15:00-03:00

semana aleitamento maternoNa tarde desta sexta-feira, 1º/8, o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, abriu oficialmente a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Distrito Federal. A Semana acontece de 1º a 7 de agosto e, em 2014, tem o tema: “Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida!". O evento faz parte do calendário do Programa de Assistência Materno-Infantil do TJDFT – PROAMI desde 2009.

O 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior; o Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva; a Coordenadora do Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde do DF, Miriam Oliveira dos Santos; a Coordenadora Substituta do PROAMI, Sara Ramos Wense, demais autoridades e servidores prestigiaram o evento.

No início da cerimônia, foi apresentado um vídeo com depoimentos de mães que continuam amamentando seus filhos, após o retorno ao trabalho. Em seguida, o Presidente do TJDFT homenageou a família que participou da campanha publicitária da Semana do Aleitamento Materno do Tribunal entregando o cartaz com a foto da mãe, Ana Patrícia Lafetá de Oliveira Crivelaro, amamentado seu filho, Lucca Lafetá Crivelaro.

A Coordenadora Substituta do PROAMI, Sara Ramos Wense, salientou a importância da amamentação para o desenvolvimento infantil e o apoio às mulheres que desejam continuar amamentando seus filhos. “O TJDFT, como exemplo de uma instituição cidadã, além de conceder a licença gestante de 6 meses, também oferece a creche aos filhos de seus servidores e mantém, aqui no berçário, uma sala de apoio à amamentação”, declarou. Encerrou sua fala agradecendo as chefias, que reconhecem a importância de manter a continuidade da amamentação.

A servidora do PROAMI, Vanessa Mesquita, explicou o significado do laço dourado, símbolo do aleitamento materno. O dourado significa o ouro para alimentação infantil; o laço simboliza mãe e filho; o nó, a família e as pontas, o futuro. Miriam Oliveira dos Santos, Coordenadora do Aleitamento Materno, começou sua fala elogiando o trabalho do Tribunal voltado para as servidoras e seus filhos. “Esse trabalho é lindo! Além de fazer Justiça, o TJDFT contribui com o social”, afirmou. Disse ainda que o vídeo mostra como as mães estão felizes em poder continuar amamentando ao voltar para o serviço.

O Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, encerrou a solenidade. Em seu discurso, disse que abrir a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Distrito Federal foi um dos momentos mais marcantes em sua administração. Relembrou a fala de uma servidora no vídeo apresentado e disse concordar plenamente: “amamentar é algo divino”. Reforçou o papel do Órgão de proporcionar a magistradas e servidoras as melhores condições possíveis no ambiente de trabalho. Ressaltou ainda a importância das chefias em ter a necessária compreensão com as servidoras que amamentam seus filhos. “O TJDFT quer o melhor para seus funcionários”, afirmou. O desembargador Getúlio foi homenageado pela a equipe do PROAMI pelo apoio e incentivo à amamentação.

Na cerimônia, foi anunciado a realização, no Berçário Nossa Senhora da Conceição, dia 5/8, do "mamaço": ocasião em que várias mães amamentam seus filhos ao mesmo tempo.