TJDFT avança no julgamento de crimes dolosos contra a vida

por AB — publicado 2014-08-21T15:10:00-03:00

Firme no propósito de cumprir a Meta 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e julgar todas as ações de crimes dolosos contra a vida, cuja denúncia tenha sido recebida até 31/12/09, o TJDFT ocupa atualmente a 2ª posição no processômetro que apura os julgamentos realizados pelos Tribunais de Justiça de médio porte, de todo o país.

Com 62,7%  do seu estoque julgado, as Varas dos Tribunais do Júri do DF seguem empenhadas em agilizar o julgamento dos autos cuja instrução já foi finalizada e que se encontram aptos a serem levados a Júri. Com isso, o Coordenador da Meta 4 da Enasp no TJDFT, juiz João Marcos Guimarães, espera conseguir cumprir toda a meta dentro do prazo estabelecido: outubro de 2014.

Parte desse resultado positivo foi conquistado graças à Semana Nacional do Júri, que aconteceu entre 17 e 21 de março deste ano. Na ocasião, o TJDFT realizou 59 julgamentos, dez dos quais feitos pelo Tribunal do Júri de Taguatinga. Com o apoio de todos os envolvidos, o juiz João Marcos se diz confiante em repetir o êxito alcançado pela Justiça do DF nos anos anteriores, especialmente, no que diz respeito a esse tema.