Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil visita TJDFT

por ACS — publicado 2014-12-02T16:55:00-03:00

visita arcebispovisita arcebispoDom Fernando José Monteiro Guimarães, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, visitou nesta terça-feira, dia 2/12, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Ele foi recebido no gabinete do desembargador Roberval Belinati, que lhe deu as boas vindas.

Dom Fernando, no dia 6 de agosto de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil e, no dia 7 de outubro, na Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília, tomou posse canônica do ofício.

No Ordinariado Militar, ele substitui Dom Osvino José Both, que renunciou por idade. Na nova missão coordena toda a atuação da Igreja Católica nos quartéis brasileiros das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e forças auxiliares (Bombeiros e Polícia Militar), bem como parentes e dependentes destes.

O desembargador Roberval Belinati disse que“é uma grande honra para o TJ receber a visita de uma das maiores autoridades da Igreja Católica do Brasil e do mundo”. Esclareceu que Dom Fernando também é magistrado, atuando como Juiz do Supremo Tribunal do Vaticano. Informou que o Arcebispo lecionou o idioma português para o Papa João Paulo II.

O desembargador Belinati aproveitou a visita para falar ao Arcebispo sobre o funcionamento do Tribunal de Justiça, destacando o número de magistrados, juízos, servidores e processos judiciais em andamento. Dom Fernando comunicou que está estudando a possibilidade de, na sua gestão, instalar em um terreno que o Ordinariado Militar recebeu da União, no entorno do DF, uma filial da Fazenda Esperança, para atendimento a dependentes químicos. Anunciou, ainda, que nos próximos dias pretende celebrar missa na Favela da Maré, no Rio do Janeiro, onde há poucos dias foi assassinado um militar do exército.

Ao se despedir, o Arcebispo fez uma oração e deu uma bênção especial ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, a seus magistrados e servidores.

Dom Fernando tem 68 anos de idade, é pernambucano de Recife e, antes de tomar posse em Brasília, como Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, foi Bispo Diocesano de Garanhuns, onde trabalhou desde 12 de março de 2008.

Em 1980 foi chamado a Roma, onde desempenhou diversas funções na Santa Sé. Na Congregação para o Clero, a partir de 2000, exerceu o cargo de Chefe de Departamento, responsável pelo setor que se ocupa da vida e do ministério dos Sacerdotes do mundo. É Doutor em Teologia Mora lpela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade do Latrão de Roma, e Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.

Trabalhou como Juiz do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e foi Consultor da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano. Em janeiro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI Visitador Apostólico da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso, dos católicos Greco-melquitas no Brasil, tendo concluído sua missão em dezembro de 2011. Dom Fernando visitou o TJ acompanhado do Assistente Alberto Jorge da Cunha Mendonça.