Nova página das Serventias Extrajudiciais do DF facilita acesso do cidadão às informações

por AJ — publicado 2014-12-15T16:25:00-03:00

nova página extrajudicial

extrajudicialO TJDFT publicou na sexta-feira, 12/12, a nova página eletrônica com as informações relacionadas às serventias extrajudiciais do DF, com novo layout e conteúdo. O acesso continua sendo pelo portal do TJDFT (http://www.tjdft.jus.br/cidadaos/extrajudicial).

O conteúdo é de responsabilidade da Corregedoria da Justiça do DF. A nova versão  foi apresentada ao Presidente do Tribunal, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, no último dia 10/12, pelo juiz assistente da Corregedoria, Marcio Evangelista. Estavam presentes o Corregedor, desembargador Romeu Gonzaga Neiva; o Presidente da Anoreg-DF, Allan Guerra; e José Eduardo Guimarães, do Sindicato dos Cartórios Extrajudiciais; além do juiz assistente da Presidência, Eduardo Henrique Rosas e servidores envolvidos com o tema.

O Presidente elogiou e autorizou a publicação da página, que facilitará a vida do cidadão do DF que utiliza os documentos fornecidos pelos cartórios extrajudiciais em sua rotina diária.

Na página, é possível verificar os juízes de Paz que atuam no DF; locais de plantão para registro de óbitos; os postos para registros de nascimentos, localizados nas maternidades do DF; bem como acessar a tabela de custas dos serviços prestados pelos cartórios.

O espaço traz ainda informações sobre o concurso público para as serventias extrajudiciais e toda a legislação específica, bem como os provimentos, portarias e outras normas que regulam a atuação dos notários e registradores. Há também manuais, cartilhas e respostas às dúvidas mais frequentes do cidadão, levantadas junto a Ouvidoria-Geral do TJDFT.

A página destaca informações sobre as correições extrajudiciais, realizadas regularmente nos cartórios de notas e protesto, bem como nos ofícios de registro de escritura de imóveis, nascimento, casamento, óbito e diversos outros atos.