Gestão sustentável no TJDFT reduz consumo de água em 14%

por ACS — publicado 2014-12-09T15:10:00-03:00

Cogesa consumo de água

O TJDFT conseguiu reduzir em suas instalações o consumo de água em 14,43% entre os meses de janeiro a outubro, em comparação com mesmo período do ano anterior, comprovando assim o seu compromisso com a responsabilidade ambiental.

A tabela abaixo mostra a evolução percentual do consumo nos prédios, com destaque para os locais onde houve maior redução e aumento. Em termos de volume consumido, até outubro de 2014, foram utilizados em todo o Tribunal 131.150 m³ de água, 14% a menos que no mesmo período em 2013, quando o total foi de 153.268 m³.

O monitoramento deste consumo no órgão é permanente e visa à gestão racional e sustentável dos gastos orçamentários e a redução do impacto das atividades no meio ambiente. 

Conforme dados do Relatório do Tribunal na  Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P, todos os prédios construídos a partir de 2009 utilizam equipamentos hidráulicos economizadores e, desde então, as reformas nos prédios antigos adotam estes sistemas.

Outras ações implantadas no TJDFT que colaboraram para a redução do consumo de água incluem o Manual de Manutenção Preventiva dos prédios, publicado em 2014, que objetiva, entre outros, a detecção e correção de vazamentos nas tubulações.

Neste ano, os servidores foram estimulados a revisar seus padrões de consumo de água e outros recursos naturais, ao preencherem os formulários do Projeto de Gestão de Competências do Tribunal. Para fortalecer a ação, são promovidas campanhas permanentes de consumo consciente com os funcionários e  visitantes. Além disso, são realizadas visitas de esclarecimento nas unidades, além de treinamentos para os servidores terceirizados da limpeza e motoristas, visando ao uso racional na lavagem de veículos, fachadas e calçadas. Em outubro, cerca de 60 servidores do Tribunal participaram da palestra "Caça Vazamentos" , realizada pela CAESB no órgão.

E, para consolidar o compromisso com a sustentabilidade, o TJDFT está implantando o seu Plano de Logística Sustentável, que irá monitorar os consumos por meio de Indicadores e Metas, com ações concretas voltadas ao aperfeiçoamento contínuo da gestão administrativa, dos gastos orçamentários e da redução dos impactos socioambientais.

Os Indicadores serão monitorados em tempo real por meio de  painéis específicos da ferramenta informatizada de "Business Inteligence" utilizada pela Administração Superior do Tribunal.