Desembargador George Lopes Leite concede entrevista sobre sistema prisional

por VS — publicado 2014-12-05T15:40:00-03:00

entrevista IPEA des. GeorgeA equipe de reportagem do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA entrevistou nesta sexta-feira, 05/12, o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, George Lopes Leite, diretor geral dos cursos e das atividades de aperfeiçoamento dos magistrados do Instituto de Formação, Desenvolvimento Profissional e Pesquisa da Justiça do DF, sobre o sistema prisional brasileiro.

Segundo o desembargador George, cerca de 13.500 pessoas estão encarceradas atualmente no Distrito Federal e aproximadamente 12 mil pessoas cumprem pena alternativa. O desembargador explicou que a população carcerária aumentou muito passando de 3 mil para quase 14 mil presos. O magistrado acrescentou ainda que o Brasil tem o 4º maior índice de encarceramento por 100 mil habitantes do mundo.

A entrevista será exibida no programa “Panorama IPEA” da TV NBR. O programa é veiculado todas as segundas-feiras às 21h.

O Instituto

O Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios criou o Instituto de Formação, Desenvolvimento Profissional e Pesquisa Ministro Luis Vicente Cernicchiaro em 2008.

O Instituto é uma unidade administrativa de apoio estratégico, responsável pela educação corporativa do TJDFT e pela orientação ou realização de pesquisas institucionais e sociojurídicas, tendo como princípios norteadores o Plano Estratégico Organizacional e o Modelo de Gestão de Pessoas Baseado em Competências.

Entre as atribuições do instituto está a realização de cursos de aperfeiçoamento e atualização de magistrados, composto de aulas teóricas e prática forense, visando à promoção e vitaliciamento dos Juízes Substitutos, conforme prevê o artigo 93, IV, da Constituição.