Juíza do Rio Grande do Sul conhece setores de conciliação do TJDFT

por MLC — publicado 2014-12-09T18:35:00-03:00

Juíza RS conhece NupemecJuíza RS conhece NupemecNesta terça-feira, 9/12, a juíza Clarissa Costa de Lima do TJRS conheceu o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC, o Centro Judiciário de Resolução de Conflitos de Brasília – CEJUSC/BSB e o Centro dos Juizados Especiais Cíveis - CEJUSC-JEC/BSB. O 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Junior, e a coordenadora do CEJUSC-BSB, juíza Luciana Sorrentino, acompanharam a visita.

A magistrada conheceu o sistema de gerenciamento das sessões de conciliação e uma sessão de conciliação realizada por magistrados aposentados no Fórum de Brasília. “Achei fantástico o espaço e o sistema. É profissional e completo. O TJDFT está de parabéns e precisamos trocar experiências”, declarou. Em seguida, a juíza foi visitar o CEJUSC-JEC/BSB localizado no Fórum Leal Fagundes. A visitante ainda ressaltou positivamente as iniciativas de acolher os magistrados aposentado e a oficina de parentalidade.

No período da manhã, a juíza foi a palestrante do primeiro dia do curso de prevenção e tratamento do superendividamento para magistrados realizado pela Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro. A intenção é realizar, no próximo ano, conciliações no TJDFT direcionadas para as pessoas superendividadas.

O TJDFT já possui um Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, com cinco Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania: de Brasília - CEJUSC/BSB, de Família de Brasília - CEJUSC-FAM/BSB; dos Juizados Especiais Cíveis - CEJUSC-JEC/BSB; de Taguatinga – CEJUSC/TAG; e de Planaltina - CEJUSC/PLAN, esse último criado recentemente. Todos esses setores são vinculados à 2ª Vice-Presidência responsável pela política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.