Juíza do TJDFT será condecorada com Medalha Nacional de Acesso à Justiça

por TT — publicado 2014-12-15T13:30:00-03:00


Juíza Gláucia FoleyA juíza do TJDFT Gláucia Falsarella Foley, coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJDFT, será agraciada, nesta quinta-feira, 18/12, pelo Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria de Reforma do Judiciário, com a Medalha Nacional de Acesso à Justiça. A cerimônia de entrega da medalha será realizada, às 10 horas, no Salão Negro do Ministério da Justiça, em Brasília.

A Medalha Nacional de Acesso à Justiça foi instituída pelo Ministério da Justiça, por meio da Portaria nº 2.167, de 31 de maio de 2013. A condecoração é conferida, anualmente, às pessoas físicas ou jurídicas que se distinguem pela prestação de contribuições relevantes para a promoção, ampliação e democratização do acesso à Justiça no Brasil.

A juíza ingressou na carreira da magistratura do Distrito Federal em 1998. Com uma carreira profissional e pessoal toda comprometida com a promoção da democratização do acesso à Justiça, atuou em varas cíveis e criminais, inclusive no Juizado Especial de Violência Doméstica e na Central Judicial do Idoso. Além disso, implementou e coordenou o Juizado Itinerante, instalado em um ônibus, para oferecer a prestação jurisdicional às comunidades pobres e violentas de algumas cidades satélites de Brasília.

A magistrada atua, desde 2000, como coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJDFT, que promove inclusão social e empoderamento das comunidades por meio de atividades desenvolvidas por agentes comunitários como educação para os direitos, mediação comunitária e articulação de redes sociais.

A juíza do TJDFT já foi convidada a coordenar oficinas para partilhar experiências em diversos locais, desde favelas em processo de pacificação no Rio de Janeiro, em cooperação com a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, até em um diálogo sobre Justiça Comunitária, promovido pelo PNUD em Cabul, no Afeganistão. A magistrada conta com vários artigos e livros publicados.