Memorial do TJDFT: uma boa opção cultural para as férias

Espaço é parada obrigatória para quem quer conhecer a história do Judiciário local
por TT — publicado 2014-12-22T12:20:00-03:00

Exposição permanente

Que tal aproveitar as férias para conhecer um pouquinho mais sobre a Justiça do Distrito Federal? O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte é uma boa opção cultural e parada obrigatória para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a história do Judiciário local. Com um acervo que abriga livros, fotos, peças e processos históricos, que narram fatos inusitados ocorridos na capital, recentemente, o Memorial do TJDFT teve o seu acervo enriquecido com a incorporação de 11 quadros doados por artistas que expuseram trabalhos no espaço durante o ano de 2014.

As obras fazem parte das exposições Traços da Justiça, Movimentos e Recortes Urbanos, Visões Mestiças, Luz e Cor, Brasília Poética, Mostra a Tua Cara, Equilíbrio Infinito, Estruturas e Desestruturas, Polis e Contrastes, realizadas no Memorial ao longo de 2014. As obras recentemente incorporadas ao acervo e os livros lançados no espaço, em 2014, podem ser conferidos com um clique na imagem ao lado.

Inaugurado em abril de 2010, em comemoração ao cinquentenário do TJDFT, o Memorial do TJDFT conta também com painéis interativos que narram a história da Justiça desde sua origem, na antiga capital Salvador, passando pela década de 60, até os dias atuais. Atualmente, o espaço faz parte do roteiro oficial do grupo Visitação Institucional Integrada de Brasília – Viibra. O grupo integra ações dos principais órgãos públicos federais e distritais, que promovem programas de visitação para turistas atraídos pelo turismo cívico de Brasília.

Desde 2013, o espaço recebe exposições temporárias e lançamentos de obras literárias. Se você tem interesse em expor trabalhos e lançar obras literárias no Memorial do TJDFT, em 2015, pode enviar sua proposta, para participar do processo seletivo, até 27 de fevereiro de 2015. As mostras ocorrerão durante todo o ano de 2015 e devem abranger projetos de exposição individual ou coletiva de artes plásticas  como fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, além de lançamento de livros. Clique aqui para conferir o edital para 2015 com os detalhes da seleção. 

O Memorial TJDFT, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e estará aberto ao público durante o recesso do Poder Judiciário, que começa no dia 20/12/2014 e vai até 6/01/2014.

Confira abaixo mais informações sobre as obras doadas ao Memorial em 2014:

•      Identidade (técnica mista sobre compensado - 59 X 46 cm, 2010) - BRUNO MATOS - Nascido em Brasília, é formado em artes plásticas pela Universidade de Brasília e, atualmente, é professor de artes. Seu trabalho retrata o imaginário popular e a cultura brasileira e é inspirado no modernismo de Lasar Segall (1891-1957) e Di Cavalcanti (1897-1976).

•      Cidade Convento (desenho sobre papel 23 x18 cm, 2006) - NAZZARENO STANISLAU – Arquiteto, urbanista e artista plástico dedicado ao desenho e à fotografia desde o final dos anos 60, sempre cultivou em sua obra a visão estética aliada a interesses sociais e traduz em diferentes técnicas a temática do urbano e os vários recortes da cidade.

•      Brasil (tinta metálica e verniz vitral sobre vidro e madeira, 79 x 110 cm, 2014) – FRANZONI – Paulista, reside em Brasília desde 1982. Seu trabalho abstrato utiliza técnica mista com verniz vitral, cordões e colagens em vidro e tem a luz e a cor como protagonistas.

•      Equilíbrio Infinito (acrílica sobre tela, 50 x 70 cm, 2014) – DANIELLE ANDREZZA - estudante do 7° semestre de artes plásticas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, retrata a união dos símbolos da Justiça e do poder utilizando as cores da bandeira nacional e mistura tons e movimentos que lembram um “bordado” na pintura acrílica.

•      Polis 4”, de 20 (fotografia, 40 cm x 50 cm) – MÔNICA MACHADO -  A fotógrafa captou imagens da cidade de São Paulo, recortes com imagens compostas por linhas e reflexos que alteram a realidade, retrata a polis como cidade onde vivem seus cidadãos.

•      Estruturas e Desestruturas (duas fotografias, 42 x 60 cm, 2013) - COLETIVO NÓS – Grupo composto de seis artistas fotográficos: Ana Lúcia Luvico, Elaine Ferreira, Ludmylla Monteiro, Tatiane Pitanga, Renato Medeiros e Vinícius Moura. Com o tema Land Art - arte na paisagem - o grupo registrou as imagens no Parque das Garças no Lago Norte em novembro de 2013.

•      Contra Luz no Museu (fotografia 40 x 60 cm) - MÁRCIA BARROS – Servidora do TJDFT, busca levar o expectador a refletir sobre seu trabalho somando às imagens que retrata alguns textos poéticos que as descrevem.

•      Voe (acrílica sobre tela, 90 x 100 cm) – ANTONIA CÉLIA – Cearense radicada em Brasília, é uma artista experiente. Além do Brasil, já expôs em vários países da Europa e da América. Sua pintura abstrata desperta variados sentimentos por meio da mistura de materiais, cores e texturas.

•      Astreia – filha de Têmis (óleo sobre tela, 100 x 80 cm, 2014). ED MAGALHÃES – Ilustrador desde 1995, é formado em comunicação social pela Uniplan e já ilustrou publicações em revistas de circulação nacional. Utiliza várias técnicas, entre elas, o carvão sobre papel e a pintura a óleo.

•      Duas Irmãs – PALÁCIO DA ALVORADA (fotografia, 30 x 45 cm). LUCIANA JOBIM NAVARRO – Arquiteta e urbanista pós-graduada em artes visuais pelo SENAC. Sua temática é o retrato da sociedade e suas inter-relações com o ambiente urbano.

Para mais informações, clique aqui e acesse a página do Centro de Memória Digital no site do TJDFT.