Memorial do TJDFT realiza exposição de artistas que utilizaram o espaço cultural em 2014

por VS — publicado 2014-12-04T15:05:00-03:00

Mostra permanente obras doadas MemorialO Memorial colocou em exposição 11 quadros incorporados ao acervo artístico do Tribunal, frutos de doações das 10 exposições realizadas no espaço cultural durante o ano de 2014. As doações seguem o que determinava item do edital nº 2/2013, que dispunha que os artistas selecionados doariam uma obra de artes plásticas, no caso de mostra individual, e duas obras em mostras coletivas.

Os artistas participaram do processo de seleção para o "Calendário 2014 de Exposições e Mostras Temporárias", regulamentado pelo Edital nº 02/2013 SERAMI/SEGD/PVP, e foram escolhidos por uma comissão designada pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pelo Espaço Lila Pimenta Duarte. Confira abaixo a lista de obras doadas ao Memorial:

  • Identidade (técnica mista sobre compensado - 59 X 46 cm, 2010) - BRUNO MATOS - Nascido em Brasília, é formado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília e, atualmente, é professor de artes. Seu trabalho retrata o imaginário popular e a cultura brasileira e é inspirado no modernismo de Lasar Segall (1891-1957) e Di Cavalcanti (1897-1976).
  • Cidade Convento (desenho sobre papel 23 x18 cm, 2006) - NAZZARENO STANISLAU – Arquiteto, urbanista e artista plástico dedicado ao desenho e à fotografia desde o final dos anos 60, sempre cultivou em sua obra a visão estética aliada a interesses sociais e traduz em diferentes técnicas a temática do urbano e os vários recortes da cidade.
  • Brasil (tinta metálica e verniz vitral sobre vidro e madeira, 79 x 110 cm, 2014) – FRANZONI – Paulista, reside em Brasília desde 1982. Seu trabalho abstrato utiliza técnica mista com verniz vitral, cordões e colagens em vidro e tem a luz e a cor como protagonistas.
  • Equilíbrio Infinito (acrílica sobre tela, 50 x 70 cm, 2014) – DANIELLE ANDREZZA - estudante do 7° semestre de Artes Plásticas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, retrata a união dos símbolos da Justiça e do poder utilizando as cores da bandeira nacional e mistura tons e movimentos que lembram um “bordado” na pintura acrílica.
  • Polis 4”, de 20 (fotografia, 40 cm x 50 cm) – MÔNICA MACHADO -  A fotógrafa captou imagens da cidade de São Paulo, recortes com imagens compostas por linhas e reflexos que alteram a realidade, retrata a polis como cidade onde vivem seus cidadãos.
  • Estruturas e Desestruturas (duas fotografias, 42 x 60 cm, 2013) - COLETIVO NÓS – Grupo composto de seis artistas fotográficos: Ana Lúcia Luvico, Elaine Ferreira, Ludmylla Monteiro, Tatiane Pitanga, Renato Medeiros e Vinícius Moura. Com o tema Land Art - arte na paisagem - o grupo registrou as imagens no Parque das Garças no Lago Norte em novembro de 2013.
  • Contra Luz no Museu (fotografia 40 x 60 cm) - MÁRCIA BARROS – Servidora do TJDFT, busca levar o expectador a refletir sobre seu trabalho somando às imagens que retrata alguns textos poéticos que as descrevem.
  • Voe (acrílica sobre tela, 90 x 100 cm) – ANTONIA CÉLIA – Cearense radicada em Brasília, é uma artista experiente. Além do Brasil, já expôs em vários países da Europa e da América. Sua pintura abstrata desperta variados sentimentos por meio da mistura de materiais, cores e texturas.
  • Astreia – filha de Têmis (óleo sobre tela, 100 x 80 cm, 2014). ED MAGALHÃES – Ilustrador desde 1995, é formado em Comunicação Social pela Uniplan e já ilustrou publicações em revistas de circulação nacional. Utiliza várias técnicas, entre elas, o carvão sobre papel e a pintura a óleo.
  • Duas Irmãs – PALÁCIO DA ALVORADA (fotografia, 30 x 45 cm). LUCIANA NAVARRO – Arquiteta e Urbanista pós-graduada em Artes Visuais pelo SENAC. Sua temática é o retrato da sociedade e suas inter-relações com o ambiente urbano.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e estará aberto ao público durante o recesso do Poder Judiciário.