Memorial recebeu mais de mil visitas em 2014

por VS — publicado 2014-12-19T14:20:00-03:00

MemorialO Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu neste ano aproximadamente 1.030 visitantes. Passaram pelo espaço cultural cerca de 42 magistrados, 393 estudantes de faculdades de Direito e 60 servidores. Também esteve no local o desembargador Jaime Ramos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O Memorial recebeu, inclusive, a visita de estrangeiros de diversos países: Portugal, Argentina, Chile, Peru, Espanha e EUA.  

Em abril, o Memorial recebeu dois visitantes ilustres o presidente e a vice-presidente da faculdade de Direito de San Diego – Califórnia, o Sr. Niels B. Schaumann e a Sra. Carla McEwen.

Outra visita nobre foi a do professor de Direito e doutor em economia, Andrew Guzman, que visitou o Memorial TJDFT em novembro de 2014. O professor Guzman  veio ministrar a palestra “A Importância dos Meios Eficazes de Resolução de Conflitos no Mundo Contemporâneo – Direito Comparado”, organizada pela Escola de Administração Judiciária. O evento foi realizado no auditório Ministro Sepúlveda Pertence do Fórum de Brasília, com o objetivo de discutir a relevância dos métodos alternativos de resolução de conflitos para a melhor prestação jurisdicional, a partir da análise comparada com os EUA. O palestrante é professor de Direito e diretor do Programa de Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia em Berkeley, (EUA), bem como doutor em economia pela Universidade de Harvard e membro do Conselho Acadêmico do Institute for Transnational Arbitration.

Também conheceram o Memorial seis estudantes intercambistas de países da América do Sul. Vieram apreciar as obras do espaço: quatro chilenos, um peruano e um argentino, participantes do Programa Teixeira de Freitas de intercâmbio acadêmico jurídico-cultural do Mercosul e Associados. O programa é um estímulo à cooperação que valoriza a criação de um diálogo regional acadêmico na área jurídica nos países do Mercosul e associados.

O Memorial TJDFT é coordenado pelo Serviço de Apoio à Memória Institucional – SERAMI, vinculado à Secretaria de Gestão Documental, que por sua vez é subordinada à 1ª Vice-Presidência, conduzida pela desembargadora Carmelita Brasil. O Memorial, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas e estará aberto durante o recesso forense.