Nova carteira funcional garante autenticidade à identificação dos comissários de proteção da VIJ

por SECOM/VIJ — publicado 2014-12-15T08:15:00-03:00

ComissáriosA carteira de identidade funcional dos comissários de proteção da Vara da Infância e da Juventude – VIJ foi totalmente reformulada. O novo modelo permite a qualquer pessoa verificar a sua autenticidade por meio da leitura digital do código de barras bidimensional impresso no documento. Para isso, basta ter um leitor de QR Code instalado no aparelho celular ou no tablet.

Além da inovação do QR Code, a carteira atual é de PVC, material mais resistente e durável. De acordo com o supervisor da Seção de Apuração e Proteção da VIJ – SEAPRO, Marcos Barbosa, a antiga carteira de identificação dos comissários gerava desconfiança quanto à veracidade, mesmo sendo impressa em papel-moeda. “O novo modelo traz mais credibilidade ao documento e evita casos de adulteração ou falsificação”, ressalta.

Ainda conforme o supervisor da SEAPRO, a nova carteira também reforça a preocupação da VIJ em adaptar-se às inovações tecnológicas que possibilitem a melhoria da prestação de serviços aos seus jurisdicionados bem como o cuidado com a imagem da Vara perante a sociedade. “A nova forma de identificação dos comissários reflete a busca constante da VIJ pelo melhor e mais moderno na sua atuação”, afirma Barbosa.

A validação dos dados constantes do QR Code é realizada por meio do Sistema Geral de Comissários – SIGEC, para o qual o usuário é remetido ao utilizar o leitor do código. Todo o processo de desenvolvimento do sistema e de impressão da nova carteira de identidade funcional dos comissários foi realizado pela equipe da Seção de Informática da VIJ – SEINF. Segundo a supervisora da SEINF, Sylvia Monteiro, o sistema elimina qualquer dúvida em relação à veracidade da carteira.

O SIGEC é apenas um dos sistemas desenvolvidos pela própria VIJ utilizando tecnologias modernas. “A utilização de QR Code para validar eletronicamente documento emitido por Vara da Infância e da Juventude é uma inovação no âmbito do Judiciário”, destaca a supervisora da SEINF. Ela explica que existem diversos aplicativos disponíveis gratuitamente na internet específicos para a leitura de QR Code. Basta pesquisar e fazer o download no celular ou tablet.

Saiba mais

QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. O termo QR Code, ou código QR, é a sigla de "Quick Response", que significa resposta rápida. O QR Code foi criado em 1994 e possui esse nome porque possibilita ser interpretado rapidamente pelas pessoas. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto ou um link que redireciona o acesso do usuário a um conteúdo publicado em algum site.