Programa Cidadania e Justiça na Escola encerra atividades e premia escolas e alunos nesta quarta-feira

por AJ — publicado 2014-12-02T18:05:00-03:00

Programa Cidadania e JustiçaO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Associação dos Magistrados do DF e Secretaria de Educação do Governo do DF realizam, nesta quarta-feira, 3/12, às 9h30, a solenidade de encerramento das atividades do programa Cidadania e Justiça na Escola de 2014. O evento será realizado no auditório Sepúlveda Pertence, localizado no bloco A do Fórum de Brasília. O programa visitou 78 escolas públicas do Distrito Federal neste ano de 2014, ensinando noções de cidadania e justiça a 5.794 alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas.

Durante o evento também serão premiados alunos e escolas no concurso de Talentos "Talmirim". O concurso com modalidades em redação, música, arte, dança, teatro e literatura e é uma oportunidade para que os alunos e escolas que particparam do programa expressem, de diversas formas, os conhecimentos adquiridos durante as visitas.

Desenvolvido desde 1999, o programa Cidadania e Justiça na Escola foi lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB com o objetivo de promover um contato direto entre estudantes e o Poder Judiciário. A ideia foi levar noções de cidadania e justiça para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, preparando os futuros cidadãos para agirem de forma consciente.

O conteúdo aplicado por meio de uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito. O objetivo do projeto é conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los. 

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa.