Semana Nacional de Conciliação no TJDFT negocia R$ 17 milhões em acordos

por MLC — publicado 2014-12-01T17:20:00-03:00

Conciliaçao 2014Na 9ª edição da Semana Nacional de Conciliação, iniciada no TJDFT em 10/11, o valor negociado nas sessões de conciliação foi de R$ 17.407.230,95. Nos 15 dias de trabalhos, foram atendidas 8.971 pessoas e realizadas 1.202 audiências com acordo. A Semana Nacional de Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e foi realizada simultaneamente em todos os Tribunais do país de 24 a 28/11.

Nesta edição, que tinha o slogan “Bom para Todos, Melhor para Você”, participaram do evento no TJDFT mais de 21 instituições parceiras, entre elas: B2W, Bradesco, BRB, Daycoval, BB, Panamericano, BV, CEB, Ceub, Citibank, Coopercred, CRE-DF, BrasalL, HSBC, Itaú, Mapfre, Porto Seguro, Santander, Sicoob, Smaff Automóveis, Taguauto.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios oficializou a abertura da 9ª Semana Nacional de Conciliação em cerimônia realizada no dia 24/11, no auditório Sepúlveda Pertence, localizado no térreo do Fórum de Brasília. Entre os presentes estavam o Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira; o 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior; o Procurador-Geral de Justiça do DF interino, José Firmo Reis Souto; o Defensor Público Geral do DF, Ricardo Batista de Souza; e o representante do Ministério da Justiça, Igor de Oliveira além de magistrados e servidores. A abertura oficial do evento, promovida pelo CNJ, aconteceu em São Paulo.

A solução por meio da conciliação é rápida e eficaz e tem sido incentivada em todo o Judiciário brasileiro. A conciliação promove a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade na Justiça. O TJDFT realiza mutirões de conciliação desde 2003, sempre inovando e com resultados positivos. Atualmente, o Tribunal realiza conciliações durante todo o ano.

O Tribunal realiza conciliações durante todo o ano e, para isso, possui um Núcleo, o Nupemec, composto por Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, distribuídos em várias circunscrições do DF. Todos esses setores são vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Júnior, responsável pela política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.