Solenidade encerra atividades de 2014 do Programa Cidadania e Justiça na Escola

por ACS — publicado 2014-12-03T12:00:00-03:00

Cidadania e Justiça na Escola EncerramentoCidadania e Justiça na Escola EncerramentoCom apresentação musical infantil, sorteio de presentes e muita alegria, o Programa Cidadania e Justiça na Escola encerrou, nesta quarta-feira, 3/12, as atividades do ano de 2014. A solenidade reuniu magistrados do TJDFT, representantes e professores da Secretaria de Estado de Educação do DF e parte dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino do DF que participaram do Programa em 2014.

Na ocasião, o presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS-DF, Sandoval Gomes de Oliveira, destacou que é muito gratificante para o magistrado levar às crianças do 5º ano do Ensino Fundamental noções sobre direitos e deveres, como exercê-los e buscá-los.

Já o secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar, ressaltou que o programa, além de levar noções de direito e cidadania às escolas, por meio do contato direto com o magistrado, desperta nas crianças a esperança de ser um juiz no futuro. O secretário destacou ainda os impactos positivos e a continuidade do programa. “Essas são ações que passam pelos governos e ficam”.

O juiz assistente da Presidência, Eduardo Henrique Rosas, representado o presidente do TJDFT, ressaltou a importância dos professores na formação dos alunos com uma frase que ouvia de sua mãe, também professora: “Ninguém sabe a influência de um professor em nossas vidas”.

A solenidade foi animada pela estudante Nicole Marinho Luz, que cantou o Hino Nacional e diversas músicas nacionais e internacionais. Durante o evento, foi apresentado, ainda, um vídeo do Cidadania e Justiça na Escola com imagens das atividades desenvolvidas pelo programa ao longo de mais de 10 anos de existência.

Além disso, foi promovida a premiação do concurso Talmirim - Mostra de Talentos Mirins, nas categorias música, redação, teatro e desenho, um dos momentos mais esperados pelos estudantes, que aguardavam ansiosos a divulgação dos vencedores. Os prêmios foram oferecidos pela Poupex, patrocinadora oficial do programa, representada no evento por Adriano de Almeida Costa. A lista dos vencedores pode ser conferida abaixo.

Além das premiações do Talmirim, foi sorteado um XBOX 360 entre os alunos presentes, bem como Ipad entre professores da rede pública de ensino e magistrados voluntários do programa. Ao final do evento, os alunos e demais participantes puderam desfrutar de um lanche.

Cidadania e Justiça na Escola

Desenvolvido desde 1999, o Programa Cidadania e Justiça na Escola foi lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB com o objetivo de promover um contato direto entre estudantes e o Poder Judiciário. A ideia é levar noções de cidadania e justiça para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, preparando os futuros cidadãos para agirem de forma consciente.

Em 2014, o programa visitou 78 escolas públicas do Distrito Federal, ensinando noções de cidadania e justiça a 5.794 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. Durante as visitas, o conteúdo é aplicado por meio de uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito. O objetivo do projeto é conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los. 

Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Confira os vencedores do concurso Talmirim:

Redação – Colégio Militar

1º Natasha

2º Eduardo Vasconcelos

3° Larissa Cristina

Redação

1º Annanda Eduarda Soares Bispo dos Santos ( Escola Classe 411 Norte)

2º Eduarda Almeida Monteiro (Escola Classe 308 Sul)

3° Ingrid Naiara Sousa Tavares (Escola Classe 01 do Porto Rico de Santa Maria)

Desenho

1° Letícia Oliveira Costa (Escola Classe Chapadinha de Brazlândia)

2º Hannah Candido Nascimento Bahia (Escola Classe 116 de Santa Maria)

3° Sabrina Câmara de Melo (Escola Classe Chapadinha de Brazlândia)

Música

Grupo da Escola Classe 317 de Samambaia (Jasmim Cardoso, Clara Giovanna, Vitória Vieira, Stephanie Marques)

Teatro

Grupo da Escola Classe 317 de Samambaia (Mariana, Sabrina, Sarah e Taiane)

Clique aqui e veja as fotos do evento.