TJDFT comemora cinco anos do Núcleo de Inclusão

por SB — publicado 2014-12-03T12:55:00-03:00

NIC 5 ANOSNesta quarta-feira, 3/12, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O TJDFT também tem conquistas a comemorar no que diz respeito à inclusão. Neste ano de 2014, o Núcleo de Inclusão - NIC completou cinco anos atuando em prol dos servidores que apresentam algum tipo de deficiência. Hoje, o TJDFT conta com a força de trabalho de 240 pessoas com deficiência, a maioria delas com deficiência motora. Esses servidores têm apoio do trabalho desenvolvido pelo NIC, que atua no sentido de derrubar barreiras, sejam elas físicas ou atitudinais, para que a inclusão se realize plenamente no Tribunal.

Em sua rotina de trabalho, o NIC recebe demandas de servidores e as encaminha aos setores responsáveis, auxiliando-os no atendimento das solicitações. Em julho deste ano, o Núcleo, que foi criado em 2009 pela Portaria GPR 811, celebrou seu quinto aniversário, divulgando um pequeno balanço de suas atividades (veja aqui). Em 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o NIC promoveu uma exposição de fotos que percorreu alguns fóruns mostrando as conquistas do Núcleo. Ao visitar a exposição, o Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, disse que está feliz com o trabalho que o NIC tem desenvolvido e que o Tribunal está no caminho certo no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência. As fotos trazem, entre muitas outras, imagens da van adaptada para transportar cadeirantes, adquirida pelo Tribunal para atender aqueles com maiores dificuldades de locomoção. Trazem também as quatro edições da DiversidARTE, mostra de arte inclusiva realizada durante semana dedicada à inclusão.

O NIC também promoveu, neste ano, a palestra Deficiência e Trabalho: Direitos, Ética e Inclusão Social, proferida pela psicóloga Aline Wanderer e pelo jornalista Edson Batista Júnior. Rompendo Barreiras no Contexto do Trabalho foi o título de oficina coordenada pela psicóloga Beatriz Martins, a médica do trabalho Sandra Carrijo e a assistente social Lianne Oliveira. Foram promovidas ainda palestras para ascensoristas e recepcionistas terceirizados - Surdez e Libras: Noções Básicas, pela servidora Alessandra Shimabukuro, e Atendimento Inclusivo, pelo servidor Gabriel Dantas.

Para baixar folder com mais informações sobre o Núcleo de Inclusão do TJDFT, clique aqui.