Crianças ganham novo sorriso por meio da parceria de dentistas com a Rede Solidária Anjos do Amanhã

por SECOM/VIJ — publicado 2014-02-21T14:55:00-03:00

O apoio de dentistas voluntários da Rede Solidária Anjos do Amanhã tem colaborado com o sorriso de crianças e adolescentes jurisdicionados da Vara da Infância e da Juventude (VIJ). Atualmente, o programa de voluntariado da VIJ conta com três parceiros na área de odontologia. No ano passado, a conquista de duas parcerias na especialidade de ortodontia possibilitou o primeiro encaminhamento de uma criança para tratamento ortodôntico.

A Rede Solidária Anjos do Amanhã acredita haver uma demanda reprimida na área de odontologia por parte das entidades beneficiárias, que acabam deixando de solicitar os serviços odontológicos, por saberem da dificuldade de se conseguir parceiros nessa área. Apesar disso, nos últimos três anos, 59 crianças e adolescentes foram encaminhados por meio do programa para tratamento dentário. A oferta do serviço depende da disponibilidade dos voluntários.

Silvana Gratone foi a primeira voluntária do programa Anjos do Amanhã a oferecer serviços na área de ortodontia, especialidade na qual atua há 24 anos. “Fico feliz em ser pioneira e estou divulgando entre os colegas para que mais ortodontistas tenham vontade de participar”, afirma. A voluntária explica que a sua clínica se responsabiliza pela montagem do aparelho ortodôntico e condução do tratamento da criança até o final, que pode chegar a 30 meses. “Estamos adotando um sorriso”, diz.

A sua experiência no voluntariado começou na época de estudante universitária, quando teve a oportunidade de participar de várias ações de trabalho voluntário. Para a ortodontista, cada um deve doar um pouco do tempo e do conhecimento adquirido ao longo dos anos para beneficiar alguém sem pensar em retorno. “Acredito que esta atitude nos engrandece como seres humanos; é um sentimento subjetivo, difícil de explicar; simplesmente nos sentimos bem”, declara.

A ortodontista conta que conheceu o programa de voluntariado da VIJ por meio da mãe de um paciente. Com 29 anos de profissão, Silvana Gratone revela ter encontrado na Rede Solidária Anjos do Amanhã a oportunidade de servir ao próximo, o que acredita ser um dever moral dos profissionais da saúde. “Nós da Gratone Odontologia acreditamos que aqueles que compartilham suas habilidades ganham os benefícios de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.

Outra profissional da odontologia que passou a fazer parte do quadro de voluntários da Rede Solidária Anjos do Amanhã em 2013 é Josilce Gasperin. Igualmente com longa experiência profissional adquirida em 27 anos de atuação como dentista, sendo 25 dedicados ao trabalho na área da ortodontia, a voluntária oferece atendimento nessa especialidade e também em ortopedia funcional dos maxilares na Clínica de Ortodontia Josilce Gasperin.

Na avaliação da voluntária, a parceria com a Rede Solidária Anjos do Amanhã é fundamental para estabelecer um elo entre a clínica e os pacientes da Vara da Infância e da Juventude que necessitam dos serviços. Além de atender voluntariamente crianças e adolescentes da VIJ, a ortodontista atende de forma rotineira alguns pacientes carentes na sua clínica. “Poder ajudar com o meu trabalho pessoas que não teriam acesso a um tratamento ortodôntico é algo muito gratificante e recompensador”, revela.

A consciência do reflexo do seu trabalho no desenvolvimento saudável de pacientes infantojuvenis mostra a relevância da atuação voluntária de Josilce Gasperin a favor dos jurisdicionados da Vara da Infância e da Juventude. “É muito gratificante poder fazer a diferença na vida de uma criança ou adolescente, fortalecendo a autoimagem e melhorando a autoconfiança para que possa desenvolver todo o seu potencial ao longo da vida, tanto no âmbito social, como no profissional”, declara.

A Rede Solidária Anjos do Amanhã reitera a importância das parcerias para tratamento ortodôntico de crianças e adolescentes atendidos, por ser uma necessidade de custo elevado e não coberta pela rede pública de saúde. “Apostamos nos atuais parceiros na área de odontologia, pois a qualidade de seu comprometimento é provada pelo oferecimento de um serviço de longo prazo, no caso o tratamento ortodôntico”, diz o supervisor substituto do programa de voluntariado da VIJ, Gelson Leite.

SAIBA MAIS

Rede Solidária Anjos do Amanhã

A Rede Solidária Anjos do Amanhã é um programa de voluntariado criado em 2006 pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ). Hoje, faz parte da estrutura organizacional da Vara e tem como missão gerar oportunidades para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes no DF possam ter acesso aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

As ações da Rede Solidária Anjos do Amanhã são desenvolvidas por meio da atuação de parceiros voluntários – pessoas físicas ou jurídicas. Para se tornar um voluntário da Rede Solidária, o interessado deve se inscrever por meio de formulário disponível no site www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br ou entrar em contato pelo e-mail anjosdoamanha@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-3286/3285.