NUPEMEC encerra conciliações do seguro DPVAT

por NUPEMEC — publicado 2014-05-19T15:30:00-03:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, por meio do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB encerrou nesta quarta-feira, 12/2, conciliações nos processos envolvendo o pagamento do Seguro DPVAT do escritório Jacó Coelho.

As conciliações, integrantes da Pauta Diária, aconteceram nos dias 11 e 12/2 entre a Seguradora Líder, empresa administradora do seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre - DPVAT, e pessoas portadoras de deficiências decorrentes de acidentes automobilísticos.

As partes foram previamente comunicadas para comparecerem no dia, horário e local marcados. O DPVAT é um seguro que garante indenização por danos pessoais (morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares) a todas as vítimas de acidente (proprietário, motorista, carona, atropelado, etc) causado por veículos automotores de via terrestre ou por sua carga.

Empresas interessadas em participar de conciliações no TJDFT devem entrar em contato com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB pelo e-mail: cejusc@tjdft.jus.br.

A conciliação é uma alternativa simplificada e pacífica de resolução de conflitos judiciais, na qual as partes entram em acordo e encerram o processo judicial de maneira eficaz, rápida e satisfatória para ambos os lados.

O NUPEMEC e o CEJUSC/BSB são vinculados à 2ª Vice-Presidência, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Capacitação

No dia 7/2, o NUPEMEC e o CEJUSC/BSB realizaram um trabalho de sensibilização com os conciliadores que atuaram na Pauta Diária do Seguro DPVAT com o intuito de prepará-los para lidarem com pessoas portadoras de deficiência e que, muitas vezes, têm dificuldades de locomoção decorrentes de acidentes automobilísticos.

Durante o treinamento, que abordou aspectos das pessoas com deficiência e a melhor forma de auxiliá-las durante as sessões de conciliação, foram realizadas atividades lúdicas e vivenciais no sentido de convidá-los a experimentarem, por meio de simulações, dificuldades encontradas pelos deficientes.