Campanha da VEP arrecada mais de 730 itens para bebês e internos psiquiátricos

por TT — publicado 2014-01-08T09:05:00-03:00

A Vara de Execução Penal do DF – VEP arrecadou, por meio de campanha realizada no final do ano passado, 217 itens entre móveis, brinquedos, roupas e materiais de higiene para bebês, filhos de mães condenadas, que permanecem na penitenciária feminina até os seis meses de idade. A campanha, promovida por meio da Seção Psicossocial da VEP, também arrecadou 687 unidades e 50 caixas de material de arte para presos segurados da Ala de Tratamento Psiquiátrico - ATP. As arrecadações foram entregues aos bebês e internos psiquiátricos em dezembro de 2013.

Entre os itens mais doados para os bebês estão bichos de pelúcia, bonecas e sapatos. Já para internos da ATP, estão borracha, apontador, tinta guache, lápis de cor e de escrever, lapiseira, régua, cola, giz de cera, entre outros itens.

Essa foi a primeira campanha do TJDFT voltada a atender, minimamente, às necessidades das crianças que, por situações adversas, têm os primeiros meses de vida transcorridos no ambiente prisional. A Lei 11.942/2009 assegura aos menores a companhia das mães, ainda que em cumprimento de pena em regime fechado.

Quanto aos internos da ATP, os materiais arrecadados viabilizarão atividades de terapia ocupacional. As aulas, que deveriam ser ministradas por uma equipe de saúde do GDF, muitas vezes, não são realizadas, devido à falta de material para esse fim. Com isso, a ociosidade acaba por comprometer, ainda mais, o estado desses pacientes, agravando sua sanidade mental e protelando uma possível recuperação.

A VEP agradece a todos que contribuíram com as doações!