PRÓ-VIDA contabiliza mais de 5 mil participações em 2013

por MLC — publicado 2014-01-24T17:00:00-03:00

Pro Vida O Programa de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - Pró-Vida obteve 5.349 participações nas atividades realizadas em 2013. O objetivo primordial do Programa é investir no capital humano dos servidores do TJDFT, que constitui fator diferencial para o Tribunal.

Em fevereiro de 2013, foi o lançamento oficial do PRÓ-VIDA com a palestra “O valor da vida”, ministrada pela psicóloga e psicanalista Viviane Mosé e com a participação de 249 servidores. Durante o ano, 4 Programas voltados para diferentes áreas da saúde foram realizados: “Saúde na Balança”; “Com saúde, sem tabaco”; “AposentAÇÃO” e “Saúde sim, estresse não”.

O objetivo do Programa “Saúde na Balança” é promover a saúde e a melhora na qualidade de vida de magistrados e servidores do TJDFT por meio de participação em grupo multidisciplinar para alcance e manutenção de um peso corporal saudável. Em 2013, foram realizados dois grupos com a participação de 53 servidores. A palestra de lançamento obteve 83 participantes.

O Programa “Com saúde, sem tabaco” teve a participação de 34 pessoas em 3 edições. O objetivo é prestar assistência aos que sofrem com a dependência e desejam parar de fumar. Além disso, estimular a reflexão de todos sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida de muitas pessoas. A palestra inicial da última edição teve a adesão de 12 participantes.

Magistrados e servidores próximos do momento da aposentadoria puderam participar de um espaço coletivo de orientação, apoio e compartilhamento de experiências apontando para a nova fase na vida do trabalhador, orientada para a ação e ressignificação. O Programa “AposentAÇÃO” contou com a participação de 39 servidores na palestra inaugural e 14 participantes na única edição realizada no ano.

O Programa "Saúde Sim, Estresse Não" foi o último Programa lançado em 2013, com a participação de 21 pessoas na palestra de lançamento e a adesão de 24 servidores interessados no gerenciamento do estresse. O intuito é minimizar o impacto desse problema, além de fornecer conhecimento, habilidades e competências para o manejo do estresse.

Além dos programas, o PRÓ-VIDA promoveu dois eventos que acontecem todo ano no TJDFT: o “Especialmente Mulher”, realizado em março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com diversas palestras e atividades direcionadas para o público feminino; e o “Festival de Saúde Total – FEST”, realizado em outubro, em homenagem ao Dia do Servidor Público, com inúmeras ações de diferentes áreas da saúde. Em 2013, os dois eventos ocorreram na maioria dos Fóruns do DF e contabilizou 254 atendimentos no "Especialmente Mulher" e 4.566 atendimentos no FEST.

O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Pró-Vida, foi regulamentado pela Portaria GPR 1.434, de 30 de outubro de 2012. Instituído por meio da Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM, vinculada à Secretaria de Saúde do TJDFT, o Pró-Vida integra e otimiza ações novas e já existentes e assim organiza e estimula práticas, atividades de promoção de saúde e de prevenção de doenças para servidores e magistrados.