Servidora do TJDFT participa de debate sobre surdez no CCBB

por SB — publicado 2014-02-05T15:25:00-03:00

A servidora do TJDFT Alessandra Shimabukuru é convidada do Centro Cultural Banco do Brasil para compor a mesa no debate Surdez e Comunicação, que encerra a programação de quinta-feira, 6/2, da  6ª edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência do CCBB.  O Festival, que acontece de 5 a 16 de fevereiro, apresenta filmes e realiza debates sobre a inclusão social das pessoas com deficiência.

O debate Surdez e Comunicação ocorre às 19h30, após a exibição cinco filmes com a temática da inclusão. Ao lado de Alessandra, comporão a mesa o professor de libras e crítico de cinema Saulo Machado, a  psicóloga Vania Bonna e a mediadora Lara Pozzobon.

Alessandra, que é surda oralizada, é analista de sistemas e trabalha no Serviço de Apoio à Gestão da Internet - SERAGI, no Fórum de Brasília. As pessoas surdas oralizadas são aquelas que se comunicam por meio da fala e da leitura labial. Alessandra é também representante suplente dos servidores com deficiência do TJDFT na Comissão Multidisciplinar de Inclusão. Instituída pela Portaria GPR 475, de 18/4/12, a Comissão foi criada com o propósito de otimizar as ações do Tribunal no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência. Os nove membros componentes da Comissão foram escolhidos para fornecer suporte técnico às iniciativas do Núcleo de Inclusão – NIC do TJDFT. A representante titular dos servidores é a advogada Elma Sousa, lotada no 1º Juizado Especial do Guará.

O Núcleo de Inclusão é uma iniciativa pioneira do TJDFT. Com sua criação em 2009, subordinado à Presidência da Casa, o Tribunal tornou-se o primeiro a contar com uma estrutura específica para promover a inclusão social das pessoas com deficiência, antecipando-se à Recomendação nº 27, do Conselho Nacional de Justiça, que prescrevia a adoção de "medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência".