2º Vice-Presidente conhece trabalho de conciliação desenvolvido no Juizado Cível de Planaltina

por MLC — publicado 2014-07-08T10:35:00-03:00

Visita JEC PlanaltinaNa tarde desta segunda-feira, 7/7, o Desembargador Waldir Leôncio Júnior, 2º Vice-Presidente do TJDFT, conheceu, de perto, o trabalho desenvolvido no Juizado Especial Cível de Planaltina. No Fórum Desembargador Lúcio Batista Arantes, o 2º Vice-Presidente foi recebido pelo Juiz Gilmar Soriano, titular do Juizado Especial Cível de Planaltina e diretor do Fórum, e a Juíza Luciana Ramos, titular da 1ª Vara Cível.

O Juiz Gilmar explicou o funcionamento das conciliações realizadas no setor ao 2º Vice-Presidente que, mesmo com a dificuldade na adequação do número de servidores no setor, estabeleceu uma forma de otimizar o trabalho, por meio de dias específicos determinados para realizar as conciliações, com o envolvimento de todos os servidores e estagiários do Juizado. Dessa forma destacou que, de 50 sessões de conciliação, 35 são resolvidas por meio de acordo.  Enalteceu, neste contexto, a dedicação e a competência dos servidores do Juizado. “A equipe está preparada para realizar todos os serviços do Juizado Especial Cível de Planaltina". Atualmente, o Juizado recebe 500 processos por mês, que são sentenciados no máximo em 30 dias.

O 2º Vice-Presidente,  Desembargador Waldir Leôncio, ressaltou a importância de todos os servidores terem o conhecimento para conciliar e mediar no Juizado Especial Cível. “O principal do trabalho é o recurso humano” (...) “Com boa vontade e criatividade o Juiz Gilmar implantou um trabalho que funciona”, completou.

Na ocasião, o magistrado, acompanhado da Juíza Gabriela Jardon, titular da 1ª Vara Criminal, conheceu, também, as dependências do Fórum de Planaltina.  Visitou os magistrados das demais Varas do Fórum, bem como o local onde acontecem as sessões de conciliação. O 2º Vice Presidente elogiou o espaço e, em especial, a iniciativa da Juíza da 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões que implantou uma brinquedoteca na sala de audiência.

Também participaram da visita as servidoras Adriana Prazeres Salgueiro Reis Vidal, chefe de gabinete da 2ª Vice-Presidência; Leila Duarte Lima, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Taguatinga - CEJUSC/TAG;  Patrícia Saad, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos; e Flávia Oliveira, da Assessoria Jurídica da Presidência.