Desembargador Antoninho Lopes se despede da magistratura

por AJ — publicado 2014-07-21T20:30:00-03:00

Des Antoninho LopesNa sessão desta terça-feira, 22/7, o TJDFT se despede de mais um magistrado. O desembargador Antoninho Lopes participa de sua última sessão, quando receberá as homenagens dos colegas. O Desembargador vai se aposentar depois de 24 anos dedicados à Justiça do DF. A homenagem será realizada a partir das 13h30. 

Paulista, antes de ingressar na magistratura, Antoninho Lopes foi serventuário da Justiça na cidade de Guarujá (SP); Procurador Jurídico Municipal e Secretário dos Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de Guarujá; membro da Comissão Regional de Direitos Humanos da Baixada Santista; da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP). Exerceu, também, advocacia no Estado de São Paulo, foi professor de Prática Forense na Universidade Católica de Santos (SP), além de Vice-presidente e, depois, Presidente do Conselho Administrativo da Empresa de Urbanização de Guarujá S.A. (EMURG), no Estado de São Paulo.

Ingressou, por meio de concurso público, na magistratura do DF em novembro de 1990. Promovido a Juiz de Direito Titular do TJDFT, em 1992, foi Juiz Diretor do Fórum de Brasília; Juiz Eleitoral da 1ª Zona eleitoral de Brasília; Diretor da Associação Escola Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e Presidente, por duas vezes, da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Brasília.

O magistrado foi promovido ao cargo de Desembargador do TJDFT em abril de 2010. Ocupou ainda, cargos relevantes junto a Associação dos Magistrados do DF - Amagis/DF, como o de Secretário-Geral e Diretor Social. Muito querido pelos colegas foi condecorado com a medalha do Mérito Eleitoral, do TRE-DF, na classe “Jurista” e com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, no grau de “Grão-Colar”.