TJDFT retoma visitação às escolas com Programa Cidadania e Justiça

por VS — publicado 2014-07-29T18:35:00-03:00

desembargador visita 113 norte O Desembargador aposentado do TJDFT Jorge Duarte de Azevedo visitou nesta terça-feira, 29/7, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Classe da 113 Norte, por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola. Essa foi a primeira visita realizada neste 2º semestre de 2014, após o recesso escolar.

Sobre a visita, o desembargador, de 88 anos, afirmou: “eu estreei hoje e não sabia o nível de conhecimento das crianças, elas tinham em média 10 anos e tive que dosar o conteúdo, pois elas não tinham um conhecimento maior. Deixei elas participarem, fazerem perguntas. Expliquei as diferenças entre o sistema americano (que elas vêem muito em filmes) e o brasileiro; falei sobre o problema da maioridade penal, que varia de país para país; e respondi a muitas perguntas. A estréia foi boa e quero participar novamente!”.

O programa Cidadania e Justiça na Escola foi desenvolvido em 1999 e lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo de promover um contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário e com o propósito de levar noções de cidadania e justiça para os estudantes, preparando-os para se tornarem cidadãos conscientes.

O conteúdo é aplicado por meio de uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, que explica a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito. O objetivo do projeto é conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los.

O programa conta com a coordenação de magistrados do TJDFT e com o acompanhamento direto da Amagis-DF, responsável pelo cronograma de visitação às escolas.

Clique aqui para saber mais sobre o programa.