Emoção marca posse do novo desembargador do TJDFT

por AF — publicado 2014-07-18T19:05:00-03:00

desembargador gilberto oliveiraMuito emocionado, tomou posse na tarde desta sexta-feira, 18/7, o novo desembargador do TJDFT, juiz Gilberto Pereira Oliveira. A solenidade, realizada no Auditório Sepúlveda Pertence, foi presidida pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, e contou com a presença de autoridades do Poder Executivo, do Judiciário local, magistrados e servidores. (Leia aqui o discurso do Presidente do TJDFT)

O juiz Gilberto Pereira de Oliveira foi eleito para o cargo em sessão realizada no dia 10/6, pelo Tribunal Pleno do TJDFT, para ocupar a vaga deixada pelo desembargador Otávio Augusto Barbosa, aposentado em maio deste ano.

A mesa de honra foi composta pelo Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, pelo Procurador de Justiça da União, Paulo Henrique Kum, pelo Procurador de Justiça do DF, José Firmo Reis Soub e pelo Presidente da Associação do Magistrados – Amagis/DF, juiz Sandoval de Oliveira.

Ao prestar o compromisso solene de honrar o cargo, o novo desembargador emocionou-se. O Presidente do TJDFT fez uso da palavra e lembrou a trajetória vitoriosa do novo desembargador.

Nascido em Santo Antônio do Monte/MG, Gilberto Pereira de Oliveira foi um menino pobre, que engraxava sapatos. Aprendeu a ler apenas com 11 anos de idade, quando passou a frequentar o ensino público. Na falta dos livros, Gilberto treinava a leitura nas folhas dos jornais que encontrava nos comércios locais.

Assistia às sessões de júri que aconteciam na sua cidade, encantado pelos debates jurídicos entabulados entre promotores e advogados. Descobriu um local, onde ficava para ouvir os julgamentos, já que o juiz do Tribunal do Júri da cidade sempre determinava a saída dos menores. Apaixonado pelas letras, fundou anos depois, em sua cidade, o jornal Oeste de Minas.

Em Brasília, foi Defensor Público e, em 1991, ingressou na magistratura do DF, por meio de concurso público, como juiz de Direito substituto. Em 1996, foi promovido ao cargo que primeiro o encantou no mundo jurídico, juiz titular do Tribunal do Júri de Taguatinga. Foi titular também da Vara de Delitos de Trânsito de Brasília, juiz eleitoral no TRE/DF e, em 2009, passou a atuar como desembargador convocado. Em maio de 2013, foi promovido a juiz de Direito substituto do 2º grau, cargo ocupado desde então.

Confira aqui mais fotos da cerimônia.