Ex-desembargadora do TJDFT será a nova Corregedora Nacional do CNJ

por ACS — publicado 2014-07-24T18:05:00-03:00

Fatima Nancy AndrighiA ministra Fátima Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), será a nova Corregedora Nacional do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. A indicação da ministra já foi aprovada pelo Senado Federal, na sessão do dia 16/7, e a posse deve ocorrer no inicio de setembro. A notícia está sendo festejada pelos magistrados do TJDFT e da Justiça Estadual, uma vez que a ministra é oriunda da magistratura estadual, primeiro na Justiça gaúcha e depois no TJDFT, onde foi juíza e desembargadora, sendo nomeada para o STJ em 1999.

A ministra Nancy Andrighi deve ocupar o cargo de Corregedora Nacional no Conselho Nacional de Justiça, no biênio 2014-2016. Ela assumirá vaga do atual Corregedor Francisco Falcão, que foi eleito para a presidência do STJ. A ministra foi escolhida pelos colegas da corte em maio deste ano e em junho passou por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Nascida em Soledade (RS), a ministra ingressou na carreira da magistratura, ainda muito jovem, com apenas 24 anos, no Rio Grande do Sul. Magistrada de vanguarda e brilhante professora, a ministra Nancy Andrighi foi precursora dos Juizados de Pequenas Causas na Justiça do DF e é sempre uma referência nacional quando o assunto é conciliação, mediação e arbitragem.

Foi coordenadora da implantação e funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no Distrito Federal, em 1996; Secretária da Comissão de Reforma do Código de Processo Civil, em 1993; Secretária da Escola Nacional de Magistratura, em 1990; Diretora da Escola da Magistratura do Distrito Federal, em 1995; Coordenadora dos trabalhos de Reforma do Código de Processo Civil de Moçambique - África, em 1997; Presidente da Comissão de Regimento Interno e Vice–Diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Sálvio de Figueiredo Teixeira – ENFAM. Foi ainda, Presidente da 3ª Turma do STJ e Ministra Substituta do TSE, em 2010, e Corregedora-Geral do TSE, no biênio 2011-2013.

A Justiça do DF comemora mais essa conquista da ministra Nancy Andrighi. O Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira,  ressaltou estar duplamente honrado, tanto pelo reconhecimento profissional que repercute no TJDFT, quanto de maneira pessoal, pois os dois ingressaram juntos na magistratura do DF, no mesmo concurso, em 1980.

Foto: Agência CNJ