Exposição "Visões Mestiças" permanece no Memorial até 25/7

por ACS — publicado 2014-07-18T16:25:00-03:00

exposicao visoes mesticasAté o dia 25 de julho, o Memorial do TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte expôe as 22 obras do artista plástico Bruno Matos. A exposição é a primeira do calendário de Exposições e Mostras Temporárias em 2014, programado conforme processo de seleção regulamentado pelo Edital nº 02/2013 SERAMI/SEGD/PVP, do qual 16 artistas foram selecionados por uma comissão designada. O evento de abertura da exposição está marcado para as 16h, no Memorial, localizado no 10º andar do bloco A, Ala A, do Fórum de Brasília.

A mostra "Visões Mestiças" reúne uma parte do acervo do artista plástico e aborda o imaginário popular, com composições onde a figura humana é retratada com suas fisionomias em plenitude e com calor tonal próprio do estilo do artista. A maioria dos quadros tem tonalidades e cores quentes e os trabalhos são fortemente inspirados em Lasar Segall (1891-1957) e Di Cavalcanti (1897-1976), dois grandes pilares do modernismo e das rupturas mais radicais da pintura brasileira. As obras têm o caráter tropical e têm o povo e sua cultura como inspiração.

Bruno nasceu e reside em Taguatinga e cursou Artes Plásticas na Universidade de Brasília. É também desenhista, pintor, gravurista e arte-educador. Participou de diversas exposições artísticas, entre elas a Bienal Internacional em São Paulo. Também expôs no Museu Nacional da República e na Câmara dos Deputados. O artista já ministrou diversas oficinas no Departamento de Artes Visuais da UnB e no Museu Vivo da Memória Candanga. É professor de artes em Taguatinga e pretende trazer seus alunos para a exposição.

No próximo dia 24, o Memorial também sedia o lançamento do livro “Busca Fé”, do jornalista Everton Lagares. O evento está marcado para de 16h às 18h. O escritor conta, em seu livro, a trajetória da quadrilha junina Busca Fé, a primeira quadrilha junina evangélica do país. O autor faz parte da Comunidade Cristã Ministério da Fé, que fica localizada em Taguatinga. Everton foi um dos 16 candidatos escolhidos no processo de seleção para o Calendário 2014 de Exposições e Mostras Temporárias, regulamentado pelo Edital nº 02/2013 SERAMI/SEGD/PVP.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h