Juíza de Planaltina faz audiência coletiva em presídio da Papuda

por BEA — publicado 2014-07-25T17:20:00-03:00

Julgamento em Planaltina 25-7-2014Teve início na manhã desta sexta-feira, 25/7, audiência coletiva presidida pela juíza Catarina de Macedo Nogueira Lima e Correa, da 2ª Vara Criminal de Planaltina, realizada no presídio da Papuda, para a oitiva de 30 réus.

Trata-se de audiência de instrução e julgamento que está sendo realizada no auditório da PDF 1,  cujo processo é decorrente da "Operação Tocaia" da Policia Civil (31ª DP), que resultou na apreensão de 33 menores e 30 presos (supostos integrantes de gangues). Na presença de representantes do Ministério Público e Defensoria Pública estão sendo realizados os interrogatórios de todos os detentos. 

Normalmente, as audiências para interrogatórios acontecem nas próprias varas, mas diante do grande número de acusados e da dificuldade de deslocamento dos mesmos, que necessitaria de muitos policiais para realizar a escolta, a juíza, no intuito de dar mais rapidez e efetividade na aplicação da Justiça, teve a iniciativa de realizar uma audiência coletiva no próprio presídio onde os acusados estão detidos. 

A audiência apenas pôde ser realizada devido à união de esforços entre TJDFT, MPDFT, Defensoria Pública e Polícia Civil, que através da participação e engajamento do DPOE designou para audiência de hoje grande parte dos policias que trabalham com escolta de presos, mesmo sendo realizada dentro do complexo penitenciário.

Devido ao grande número de acusados os trabalhos devem adentrar a noite. 

Um grupo de defensores do Mercosul, que visitavam a penitenciária, também assistiram a parte da audiência.

Processo : 2014.05.1.002747-5