Júri de Taguatinga condena homem que matou namorado asfixiado

por AB — publicado 2014-07-10T17:10:00-03:00

Jacó Lisboa Lima foi condenado pelo Tribunal do Júri de Taguatinga a 16 anos de reclusão, em regime fechado, pelo homicídio qualificado de seu companheiro. O réu, que está preso, seguirá cumprindo pena nesse regime, visto que não lhe foi dado o direito de apelar em liberdade.

O crime aconteceu em junho do ano passado, na cidade de Vicente Pire, e teria sido cometido em virtude de desentendimentos conjugais. Segundo os autos, réu e vítima viviam uma relação conturbada e teria motivado o crime uma oferta de emprego, recebida pela vítima - o que o levaria a viver em outro estado. Após cometer o crime, o réu teria se evadido para a cidade de São Paulo, onde, depois, se entregou à polícia.

No julgamento, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri de Taguatinga reconheceu a materialidade e a autoria dos fatos - admitidos pelo réu - e considerou-o culpado, condenando-o como incurso nas penas do artigo 121, § 2º, incisos II e III, do Código Penal.

Ao fixar a pena, o juiz registrou que o réu tinha plena consciência da ilicitude praticada, sendo sua atitude extremamente censurável, a revelar desvalor pela vida humana. Outra circunstância do crime que não pode ser desconsiderada, segundo o julgador, é que o réu, prevalecendo-se de relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade, praticou o crime de homicídio contra seu companheiro, que lhe provia o sustento.

O julgamento ocorreu no último dia 10/6 e o réu recorreu da sentença.

Processo: 2013.07.1.019338-7