Servidora do TJDFT que já foi catadora de latinhas continua sendo exemplo de superação

por SB — publicado 2014-07-30T16:55:00-03:00

marilene guedesA sala de aula está lotada de alunos que agarram a oportunidade de fazer um cursinho para concurso público em uma instituição sem fins lucrativos. Uma novata chega e senta-se à frente. As luzes se apagam e um vídeo começa a ser exibido. O vídeo, produzido pela TV Record para o programa Domingo Espetacular, conta a história de uma ex-catadora de latinhas que, por meio do estudo, torna-se servidora do TJDFT. Ao final da exibição, uma mensagem na tela anuncia que o restante da história será contado pela própria personagem da notícia – Marilene Guedes. Para surpresa de todos, Marilene, a “aluna novata”, passa a falar-lhes acerca de sua trajetória de vida e de que forma conseguiu transformar a sua realidade e a dos filhos.

Ao relatar a palestra que fez para os alunos da Assccon do Brasil, em Sobradinho, Marilene ressalta sua satisfação pessoal em poder trazer esperança e motivação para as pessoas, mostrando a elas que o caminho do conhecimento é transformador.

Há mais de um ano, o site do TJDFT contou a história de Marilene, dos tempos em que teve de enfrentar a fome e catar latinhas para tentar alimentar os filhos, até a aprovação e posse no Tribunal. A partir daí, a servidora tem sido procurada por veículos de comunicação, faculdades, cursinhos e até pela Justiça Comunitária para proferir palestras contando sua trajetória de superação. O assédio da imprensa tornou-a conhecida na comunidade onde morava, na Cidade Estrutural, e a faz ser reconhecida nas ruas e em transportes públicos, oportunidades nas quais aproveita para encorajar as pessoas e assegurar que o estudo e a perseverança são a chave para vencer as dificuldades financeiras.

No Tribunal, Marilene é conhecida por todos e reconhecida por seus colegas de trabalho como servidora muito dedicada. Ela conta que sempre teve vontade de trabalhar com processos e que, por isso, ingressar no TJDFT foi também a realização de um sonho pessoal.

Veja algumas matérias feitas sobre a vida de Marilene Guedes:

18/4/2013 - TJDFT – Estudo transforma catadora de latinhas em servidora do TJDFT

27/4/2014 – Domingo Espetacular – Superação – catadora de latinhas realiza sonho de passar em concurso público

24/5/2013 – Jornal de Brasília (pg 3) – Uma vida de vitórias

17/9/2013 – G1 – “Venci”, diz ex-catadora de latinhas do DF que passou em concurso do TJ 

15/5/2014 – Folha Dirigida – Marilene, catadora de sonhos que quer chegar a promotora

3/6/2014 – TJDFT - Projeto Fênix conclui nova turma e catadores de resíduos com palestra de servidora do TJDFT e ex-catadora