Sessão especial marca despedida do desembargador Antoninho Lopes do TJDFT

por AB — publicado 2014-07-22T18:30:00-03:00

Desembargador Antoninho LopesO Tribunal Pleno do TJDFT realizou, na tarde desta terça-feira, 22/7, uma sessão especial em homenagem ao desembargador Antoninho Lopes que, após 24 anos dedicados à magistratura local, se aposenta neste mês de julho.

O desembargador Luciano Moreira Vasconcelos, declarado "amigo assumido, reconhecido e envaidecido" foi encarregado de saudar o homenageado. Ele lembrou a trajetória que percorreram juntos, desde o Fórum de Taguatinga até alçarem o cargo de desembargador, e definiu o amigo como um vitorioso em todas as áreas da vida. Falou da sua paixão pelo Palmeiras e pela música, e da banda Estágio Probatório, da qual o homenageado fez parte. Destacou a história de honradez e inteligência do desembargador Antoninho, e contestou Nelson Rodrigues, afirmando que "nem toda unanimidade é burra", porque todos gostamos, admiramos e gostamos de estar na companhia do homenageado. Finalizou afirmando ser um privilégio conviver com esse homem de bem e de ser seu amigo. "Obrigado por pertencer a esta Casa!"

A Procuradora Geral do MPDFT, Eunice Carvalhido; a juíza Maria Isabel da Silva, representando a Amagis/DF; o advogado Ailton Coelho Alves, representando a OAB/DF, e vários desembargadores também fizeram uso da palavra para homenagear o colega, registrando algumas de suas qualidades: de exemplar atuação ao longo desses anos, viveu o ideal de servir à causa da justiça; sereno, equilibrado e eficiente; de votos bem elaborados; grande interlocutor dos anseios dos magistrados; que integra o hall dos homens virtuosos; inteligente, competente, amável e solidário; homem de franqueza, diálogo, maneira simples e divertida.

Emocionado, o desembargador falou sobre sua trajetória como magistrado do DF, dos grandes conhecimentos e amizades que conquistou, da admiração que sempre nutriu pela Corte deste Tribunal, e da gratidão a todos os que o acompanharam, lembrando inclusive dos funcionários, garçons e ascensoristas, a quem sempre contava piadas.

Por fim, o Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Morais Oliveira, encerrou a sessão registrando o sorriso fácil, a simpatia inexcedível, o poder cativante e a solidez dos conhecimentos jurídicos como atributos inerentes ao desembargador ora homenageado.

Confira no Flickr oficial do TJDFT a galeria de fotos da sessão.

Clique aqui e leia a homenagem ao desembargador Antoninho Lopes.