Alunos solucionam conflitos por meio de conciliações pré-processuais no Fórum de Taguatinga

por MLC — publicado 2014-07-21T18:30:00-03:00

cejusc taguatingacejusc taguatingaNa tarde desta sexta-feira, 18/7, alunos e ex-alunos com pendências relacionadas às mensalidades de cursos realizados pelo SENAC puderam solucionar os conflitos por meio da conciliação, realizada pela primeira vez, no Fórum Desembargador Antônio Melo Martins , Fórum de Taguatinga. Essa forma de solução de conflitos está prevista na Resolução 125do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Taguatinga – CEJUSC/TAG, convidou 37 pessoas para participar das conciliações. O principal objetivo foi reduzir o número de ações ajuizadas e facilitar a resolução das pendências dos alunos e ex-alunos, em ambiente preparado para a conciliação e com intermediação de conciliadores capacitados.

Para a juíza Luciana Yuki, coordenadora dos Centros de Brasília, de Família/BSB e Taguatinga, essa iniciativa economiza tempo de tramitação de processo, recursos humanos. “Cria a cultura nas pessoas de que é possível resolver conflitos sem acionar a Justiça”, afirmou.

Um dos advogados contratados pelo SENAC, Eduardo Dias, acredita que essa é uma oportunidade de resolver pendências de forma rápida e amigável. “Ao invés de entrar com ação na Justiça, estabelecemos uma parceria com o TJDFT para realizar a conciliação e conversar com o aluno e ex-aluno para construir uma solução conjunta”, disse.

A ex-aluna do SENAC, Glaurea Reis, disse que não conhecia conciliação para casos como o dela e que já tinha procurado a instituição duas vezes para quitar as mensalidades atrasadas. “Aqui no TJ me senti mais acolhida e conseguimos chegar em um consenso”, afirmou. Daniel da Silva, também ex-aluno, não sabia que tinha dívida com o SENAC e ao receber o convite do Tribunal foi resolver a pendência. “Gostei muito do ambiente e das pessoas que me atenderam. Foi tudo bem tranquilo”, declarou.

O CEJUSC/TAG é vinculado à 2ª Vice-Presidência, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.