TJDFT unifica e expande modelos de avaliação de desempenho e de competências

por ACS — publicado 2014-07-22T10:05:00-03:00

PGDCOMPO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT instituiu, neste mês de julho, por meio da Secretaria de Recursos Humanos – SERH, o Programa de Gestão de Desempenho por Competências – PGDCOMP. O novo formato de gestão de desempenho visa a unificação e a expansão dos modelos de avaliação de desempenho e de avaliação de competências aplicados até então pelo Tribunal.

Além de aferir o desempenho dos servidores e gestores, identificando suas potencialidades ou déficits, o PGDCOMP tem como finalidade instrumentalizar o gestor na gestão de desempenho dos servidores, estimulando práticas gerenciais baseadas no diálogo e o desenvolvimento profissional da equipe. Também tem como objetivo avaliar o desempenho dos servidores para fins de progressão funcional, promoção na carreira, homologação do estágio probatório e aquisição da estabilidade.

Umas das novidades do modelo é a adoção de novas perspectivas relacionadas ao desempenho funcional, que não se limitará à apresentação de comportamentos pré-estabelecidos e comuns a todos os servidores do Tribunal. Assim, com o novo programa, o instrumento utilizado para gestão do desempenho de cada servidor será único, pois será construído por meio de itens pactuados entre o gestor e o servidor em um acordo de desempenho. Nesta semana, os servidores do TJDFT iniciam a realização dos acordos de desempenho com os gestores.

O PGDCOMP, instituído no TJDFT por meio da Portaria Conjunta 46, de 2 de julho de 2014, ao estabelecer um processo permanente de desenvolvimento das pessoas, visando o alcance dos objetivos organizacionais, requer ainda que as ações de gestão de pessoas sejam realizadas a partir das competências mapeadas na instituição. Desta forma, em conformidade com as diretrizes do CNJ e, alinhada ao objetivo estratégico número 8 “Implantar política de gestão por competência alinhada à estratégia”, a Secretaria de Recursos Humanos vem mapeando as competências dos gestores e servidores da Casa desde 2009. Essas competências já são utilizadas pela área de capacitação como subsídio para o planejamento das ações educacionais do Tribunal e, com o lançamento do PGDCOMP, passam a integrar o novo programa.