VIJ divulga resultado de sua atuação na Copa do Mundo em Brasília

por SECOM/VIJ — publicado 2014-07-17T20:35:00-03:00

VIJ na CopaA Vara da Infância e da Juventude (VIJ) realizou mais de mil ações de prevenção, orientação, proteção e fiscalização voltadas ao público infantojuvenil na Copa do Mundo em Brasília. Para realizar todo esse trabalho, a VIJ contou com o apoio de seus comissários de proteção. Em média, 40 comissários trabalharam em cada dia de jogo, atuando dentro e fora do Estádio Nacional bem como na FIFA Fan Fest. 

Durante o período da Copa, foram contabilizadas 503 abordagens preventivas e de orientação relativas a consumo de álcool por adolescentes e venda de bebida alcoólica pelos comerciantes da FIFA Fan Fest, no Taguaparque, e da Feira da Torre de TV. Os comissários da VIJ realizaram a entrega de 13 jovens envolvidos com a ingestão de álcool aos seus responsáveis mediante assinatura de termo de responsabilidade.   

Foi realizada, ainda, a fiscalização e proteção de 420 crianças e adolescentes que participaram dos jogos no estádio. Eles foram acompanhados pelos comissários de proteção tanto no local das partidas de futebol como nos deslocamentos do público até o Estádio Nacional e na FIFA Fan Fest. A equipe da VIJ prestou ainda 177 atendimentos de orientação sobre temas infantojuvenis a turistas no estádio. 

Segundo o supervisor da Seção de Apuração e Proteção da VIJ, Marcos Barbosa, a participação das crianças e dos adolescentes no Estádio Nacional ocorreu de forma tranquila e organizada. A VIJ realizou sete verificações das instalações destinadas à permanência deles no estádio, avaliando alimentação, segurança, salubridade e adequação do local. “Foi dado todo o suporte necessário aos que participaram dos jogos”, conclui. 

Barbosa afirma que a orientação aos jovens a respeito do consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas foi motivo de preocupação da VIJ, o que levou a Vara a intensificar as orientações em todos os seus pontos de atuação. O supervisor avalia positivamente todo o trabalho realizado. “As equipes de comissários estiveram entrosadas e as fiscalizações da VIJ transcorreram de forma harmônica e tranquila”, destaca.

Nos dias dos jogos da Copa do Mundo em Brasília, a VIJ permaneceu dentro do Estádio Nacional, no espaço do Juizado do Torcedor, e fora dele, com um grupo de comissários de proteção, no ônibus da unidade móvel de atendimento, estacionado próximo à Torre de TV. A Vara manteve, ainda, um posto na FIFA Fan Fest durante o horário dos jogos do Brasil e dos que aconteceram em Brasília.