Consumo de papel é monitorado no TJDFT

por MLC — publicado 2014-06-25T19:10:00-03:00

Viver direito Papel pedras preciosasO consumo consciente é uma das responsabilidades socioambientais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT. A sustentabilidade prevê o consumo racional dos recursos, com economia de recursos e menor impacto no meio ambiente.

Os dados de consumos de papel e copo plástico, por exemplo, estão sendo monitorados por unidade judicial e administrativa. Neste sentido, a Portaria Conjunta 24/2014 prevê a impressão frente e verso, sempre que possível, e a avaliação sobre a real necessidade, antes de solicitar impressões à gráfica, nos casos onde é possível divulgar nos meios virtuais.

Os dados já coletados informam que o consumo de resmas no órgão, somente em 2013, foi de 84 mil unidades. Este total equivale ao consumo de mais de 210 toneladas de papel e 4.200 árvores. Os valores impactam também no orçamento do órgão, já que o contrato das impressoras corporativas custa aos cofres do Tribunal R$ 0,06 por folha impressa. A fim de evitar desperdícios, cabe ao gestor da unidade solicitar à SURAT/SETI a senha para monitoramento das impressoras, além de orientar os servidores no sentido de evitar desperdícios, não imprimir documentos particulares, usar o modo frente e verso e sempre fazer as correções na tela do computador antes de imprimir.