TJDFT participa do I Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário

Inscrições abertas
por TT — publicado 2014-05-13T12:10:00-03:00

Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável O TJDFT participará do I Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, que será realizado no dia 5 de junho de 2014, no auditório do Superior Tribunal de Justiça. O objetivo do evento, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ e apoiado pelo TJDFT, é sensibilizar gestores e compartilhar exemplos de boas práticas sobre planejamento estratégico e responsabilidade ambiental. Magistrados e servidores de órgãos públicos podem se inscrever por meio do e-mail eventos@stj.jus.br.

Na ocasião, a coordenadora coordenadora de Gestão Ambiental do TJDFT, Adriana Tostes, falará sobre o Case – Projeto Esplanada Sustentável – PES, no âmbito do Tribunal. Em 2012, o TJDFT foi o primeiro órgão do Poder Judiciário a integrar o projeto do governo federal, que visa uma melhor gestão dos gastos públicos e redução de desperdícios, por meio do uso racional dos recursos e do orçamento.

Durante o seminário, serão abordados, ainda, temas como licitações sustentáveis, processo judicial eletrônico, melhoria e eficiência do gasto público, consumo consciente e a chamada Tecnologia da Informação (TI) verde. Além disso, serão apresentados os resultados da Meta 6 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, que visou à redução a pelo menos 2% do consumo per capita com energia, telefone, papel, água e combustível. 

A realização do evento conta, também, com apoio do CNJ, da Justiça do Trabalho, do Tribunal de Contas da União – TCU, da Advocacia Geral da União – AGU, dos Correios e do Ministério Público Federal – MPF. 

Clique aqui e confira a programação do seminário. 

Responsabilidade socioambiental no TJDFT 

Desde 2009, o TJDFT conta com o Programa Viver Direito, que desenvolve grandes ações de responsabilidade socioambiental e busca a conscientização e a sensibilização dos servidores. Além disso, em 2012, o TJDFT também passou a integrar a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, do Ministério do Meio Ambiente – MMA, tendo em vista a implantação de ações de planejamento, normativas, financeiras e operacionais que sejam utilizadas como indicadores de sustentabilidade a serem adotados como metas para o Tribunal . As metas são voltadas à redução de insumos naturais, eliminação do desperdício, respeito e à economia e transparência dos gastos orçamentários.