Dia Internacional da Água: presenteie o planeta, consuma de forma responsável!

por ACS — publicado 2014-03-21T18:30:00-03:00

Viver direito - dia da aguaDia 22 de março é o Dia Internacional da Água. A lembrança da data vem em boa hora, pois a mídia tem divulgado os problemas causados no país, em especial em São Paulo, pela falta de chuvas e níveis baixos de abastecimento desta fonte fundamental da vida, saúde e fonte energética.

A questão é tão séria que, segundo matéria do jornal O Globo, às vésperas da Copa, os preços da garrafinha de água mineral já chegam a custar R$ 4,00 nos grandes centros.  “Além de doer no bolso e representar riscos para a saúde, pelos contato com substâncias químicas presentes no PET - ftalatos e o Bisfenol A (BPA) -, o aumento deste consumo contribui para o aquecimento global  e gera um enorme problema para os oceanos: o chamado microplástico, que altera a composição do ecossistema marinho, mata animais e aumenta o risco de contaminação humana.

No TJDFT, diversas ações são empreendidas para o consumo consciente  e controlado deste bem natural. Desde o monitoramento das contas da concessionária, manutenções preventivas nos sistemas de água e ar-condicionado, passando pelo uso de torneiras e válvulas economizadoras. Os magistrados e servidores são permanentemente conscientizados para a redução do consumo de garrafinhas de água mineral, de copos descartáveis, e está em andamento a substituição dos garrafões de água por filtros e bebedouros.

Neste sábado, 22/3, o convite é para reflexão sobre o nosso impacto no planeta e para a preservação da saúde  e da vida:

  • REDUZA o uso de garrafinhas de água mineral – opte pelos filtros, ou jarras de água;
  • EVITE os copos plásticos descartáveis;
  • CONSUMA água de forma consciente – faz bem pra saúde, para o bolso e para o meio ambiente.

Acesse o site do Programa Viver Direito e siga as dicas para garantir a qualidade do consumo de água potável. 

TJDFT:Nossa ação é Viver Direito!