VIJ divulga balanço do trabalho dos comissários de proteção durante o Carnaval

por SECOM/VIJ — publicado 2014-03-06T17:35:00-03:00

VIJ_CarnavalO Carnaval 2014 contou com a atuação de 70 comissários de proteção da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) para fazer o trabalho de fiscalização e orientação voltado ao público infantojuvenil do DF, no período de 1º a 4 de março. O objetivo das ações foi garantir a segurança de crianças e adolescentes durante os desfiles das escolas e blocos carnavalescos.

Segundo o supervisor da Seção de Apuração e Proteção da VIJ, Marcos Barbosa, foram realizadas 14 autuações em desfavor de escolas de samba, por descumprimento do inciso IV do art. 2º da Portaria VIJ 003/2011, que estabelece o dever de as escolas, ligas ou agremiações manterem a autorização expressa dos pais, guardiões ou tutores, bem como cópia da certidão de nascimento da criança ou do adolescente e dos genitores para fins de fiscalização da VIJ.

Nos dias de desfile, um adolescente que cortou o pé foi acompanhado por comissários de proteção até o Hospital da Asa Norte (HRAN) e posteriormente entregue aos seus responsáveis em Valparaíso de Goiás. Durante o desfile do bloco da Baratinha, seis crianças perdidas foram encaminhadas ao posto de atendimento da VIJ para localização dos pais. Além disso, foi realizado trabalho preventivo contra o uso de álcool e drogas por adolescentes.