CNJ divulga resultados do Censo do Judiciário e cita servidores e ações do TJDFT

por AJ/Dados da Agencia CNJ — publicado 2014-11-04T00:55:00-03:00

O CNJ iniciou a divulgação dos resultados obtidos com o Censo do Judiciário, realizado em agosto de 2013. Até então, pouco havia sido conhecido da pesquisa promovida pelo CNJ junto a todos os tribunais brasileiros. Segundo anuncia o Conselho, os relatórios por tribunal serão divulgados durante o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em novembro.

O censo foi a primeira pesquisa aberta a todos os servidores e magistrados brasileiros, visando traçar seu perfil e avaliar os níveis de satisfação em relação a dimensões da carreira, condições de trabalho e motivação para o trabalho, dentre outros. O questionário foi enviado a quase 17 mil juízes e aos mais de 285 mil servidores dos 94 tribunais. Participaram da pesquisa 64% dos magistrados e 60% dos servidores.

No TJDFT um número expressivo de magistrados, mais de 65%, e 76% dos servidores participaram da pesquisa, que contou com uma Comissão de Apoio instituída pela Portaria GPR 1261/2013 que, sob a coordenação do Juiz Pedro de Araújo Yung-Tay Neto, então assistente da presidência, foi amplamente divulgado aos magistrados e servidores, garantindo expressiva participação do TJDFT.

As divulgações recentes do CNJ revelam que, apesar da quantidade de trabalho e da insatisfação salarial,  80% dos servidores estão satisfeitos com o resultado do trabalho prestado aos cidadãos, enquanto 91% estão felizes com a escolha profissional de trabalharem no Poder Judiciário e 83% sentem orgulho de dizer o que fazem e onde trabalham. Quase todos os servidores (98%) acreditam que o próprio trabalho melhora o desempenho do tribunal. Revelam, ainda, que a presença de mulheres entre os servidores é cada vez maior: atualmente, 44% dos servidores do Judiciário são homens e 56% são mulheres. Outra característica é que, embora a maioria (66%) dos servidores efetivos do Poder Judiciário não ocupe cargos de nível superior, 73% deles possuem nível superior completo ou alguma pós-graduação.

Leia aqui as notícias divulgadas no site do CNJ sobre o Censo com referências a servidores e ações do TJDFT e outros Tribunais brasileiros: 

Maioria dos servidores do Poder Judiciário tem orgulho de seu trabalho

Censo mostra que volume de trabalho diário supera jornada para 84% dos magistrados

Censo aponta aumento no número de servidores com deficiência no Poder Judiciário