Confraternização celebra mais um ano do programa de estágio da Rede Anjos do Amanhã

por SECOM/VIJ — publicado 2014-11-24T15:35:00-03:00

confraternizacao anjos do amanhaUma festa com muita alegria e diversão reuniu, na última sexta-feira, 21/11, jovens e parceiros do Programa de Estágio e Inserção no Mercado de Trabalho da Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara da Infância e da Juventude – VIJ. A confraternização foi realizada no Parque da Cidade e contou com o apoio de voluntários da Rede bem como de servidores e do Programa de Responsabilidade Socioambiental Viver Direito, do TJDFT.

O objetivo da festa foi celebrar mais um ano de aprendizados e conquistas do programa que proporciona estágio e inclusão no mercado de trabalho a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ou sob medidas de proteção jurisdicionados da VIJ. Atualmente, o programa mantém 44 vagas de estágio pela parceria com o TJDFT, o STJ, o TST e o TSE.

A confraternização foi marcada por momentos de muita diversão. A programação contou com oficinas de música e ritmos – professores Cláudio Eustáquio e Luciana –, de “street dance” e “hip hop” – Backstage Academia de Dança –, de “slackline” e acrobacias – Circo Social – e de expressão plástica em tela – professora Natércia –, além de amigo oculto e um delicioso lanche coletivo preparado por jovens do programa de estágio.

De acordo com a supervisora da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Lúcia Passarinho, todos os itens necessários para a realização da festa foram doados. Para a supervisora, o comprometimento dos colegas e dos voluntários foi também a celebração da generosidade. “A Rede Solidária agradece a todos os parceiros que colaboraram para que o evento acontecesse”, declara.

Lúcia Passarinho afirma que o Programa de Estágio e Inserção no Mercado de Trabalho se preocupa em buscar parcerias voluntárias que ofereçam aos adolescentes jurisdicionados da VIJ oportunidades de estágio, cursos e treinamentos para o desenvolvimento de habilidades que facilitem a conquista de um emprego no futuro, visando se tornarem autossustentáveis.

Saiba mais

O Programa de Estágio e Inserção no Mercado de Trabalho é fruto de acordo de cooperação firmado em 2009 entre o TJDFT, o CNJ, os tribunais superiores e regionais do DF e a OAB-DF, com o objetivo de atender adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ou sob medidas de proteção. A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da VIJ, é responsável pela seleção e acompanhamento dos jovens inseridos no Programa.

O acompanhamento envolve reuniões periódicas, orientações e atendimentos individuais, além do acesso aos benefícios da Rede Solidária Anjos do Amanhã. Busca-se levantar reflexões importantes para os jovens e prepará-los para a vida profissional, além da preocupação com a sua formação geral. Por isso, são trabalhados também com os estagiários temas como a administração de finanças pessoais e questões de relacionamentos interpessoais.